21/11/2024

Você está satisfeito com sua operadora? Anatel levanta dados de 2018

De agora até novembro, agência ligará para dezenas de consumidores em cada estado para responder pesquisa de satisfação sobre operadoras.

Todos os anos, desde 2015, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulga a chamada Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, um levantamento que destaca quais foram as melhores e piores operadoras do ano, em cada setor de telecom e com base na opinião dos próprios consumidores.

Sabemos, por exemplo, que no serviço móvel, em 2017, a Porto Seguro e a Sercomtel, operadoras com menos clientes do que as grandes Vivo, Claro e TIM, receberam as melhores avaliações, enquanto a Oi ficou em último lugar de satisfação. Mas os números podem mudar em 2018.









A Anatel aproveitou para reforçar, nesta sexta-feira (27), que os clientes de telecomunicações de todo o Brasil já estão participando da 4ª edição da pesquisa.

Ela explicou que funciona da seguinte maneira: a agência liga para mais de 100 mil consumidores (de 17 operadoras) e realiza uma entrevista de cerca de 12 minutos por telefone com cada pessoa.
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Nessa ligação, o consumidor pode expressar seu nível de satisfação com sua operadora e como ele percebe a qualidade de cada serviço que contratou. Para deixar o levantamento mais completo, as questões envolvem não somente clientes de operadoras móveis, mas também aquelas que ofertam telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura.
Durante o questionário, o atendente que representará a Anatel pode fazer perguntas como: que nota você daria para sua satisfação geral com a operadora? A empresa atende bem? E a oferta e contratação de serviços, é positiva? Os serviços funcionam? As cobranças, os reparos e instalações são feitos como prometido? A operadora resolve seus problemas com a rede?
Diante das respostas, a pesquisa deve indicar para a sociedade e os órgãos de defesa do consumidor como as operadoras estão sendo vistas por seus clientes. Assim como o Minha Operadora divulgou neste ano, referente a 2017, ela também compara a satisfação e percepção de qualidade por operadora e por serviço em cada estado.
Sobre 2018, essa coleta de dados está acontecendo desde o dia 9 de julho e vai até o mês de novembro. Os resultados devem ser divulgados no primeiro trimestre de 2019.

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