Teleco levantou o desempenho das operadoras no atendimento ao cliente em quatro serviços: telefonia celular, telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura. |
A Algar Telecom é a empresa que melhor atende seus clientes, conforme levantamento realizado pela consultoria especializada em telecomunicações Teleco.
A empresa se destacou em três dos quatro serviços analisados: telefonia celular, telefonia fixa e TV por assinatura. No serviço de banda larga, a operadora ficou com o segundo lugar.
Levando-se em consideração apenas as grandes operadoras do Brasil, a NET leva o prêmio de melhor atendimento, já que ocupou o primeiro lugar em banda larga e a segunda colocação em telefonia fixa e TV por assinatura.
Para o levantamento, o Teleco utilizou os dados do Índice de Desempenho no Atendimento (IDA) aos consumidores a partir das solicitações feitas à Central de Atendimento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A partir desses dados, foram montados os quatro rankings.
Para medir a qualidade do atendimento ao usuário, o índice leva em consideração a capacidade da prestadora de atender as demandas no prazo de cinco dias, de diminuir a quantidade de reclamações, de reduzir pendências e de evitar reincidências.
Assim, quanto melhor o desempenho no atendimento às metas estabelecidas pela Anatel, maior o índice obtido pela prestadora.
As prestadoras partem de uma nota 100 e perdem pontos pelos desvios em relação a essas metas de desempenho.
Telefonia Celular
Nos quatro primeiros meses deste ano, a Algar Telecom realizou o melhor atendimento ao usuário e se manteve a primeira colocação conquistada no ano passado.
Nos meses de janeiro e abril, a operadora não perdeu nenhum ponto, fechando os meses com a nota 100.
A segunda colocação é ocupada pela Vivo que manteve seu índice entre 90 e 94,66 nesse início de ano. A operadora também manteve a sua posição em relação à 2017.
A Claro teve uma caída no seu desempenho e passou do terceiro lugar, em 2017, para o quarto, nesses primeiros meses de 2018.
Já a Oi teve uma melhora no seu atendimento e subiu da quarta para a terceira posição.
A empresas de telecomunicação que possuem os piores atendimentos ao consumidor são a TIM e a Nextel.
Telefonia Fixa
A Algar Telecom manteve também o seu primeiro lugar com o melhor atendimento ao consumidor no serviço de telefonia fixa.
No primeiro trimestre do ano, a operadora não perdeu nenhum ponto, mantendo sua nota em 100.
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A segunda posição é ocupada pela Embratel/NET com a nota variando entre 89,56 e 93,14 nos quatro primeiros meses de 2018.
No ano passado, a operadora também ocupou o segundo lugar do ranking.
A TIM figura novamente entre as últimas posições do ranking.
TV por Assinatura
A Algar Telecom também ocupou o primeiro lugar do ranking no serviço de TV por assinatura. A operadora teve notas entre 86,55 e 98,97 nos primeiros quatro meses do ano.
A empresa manteve a sua posição no ranking em relação ao ano passado.
Uma surpresa foi a NET que subiu da quarta posição, em 2017, para a segunda. A Oi também surpreendeu e saiu do último lugar, no ano passado, para o terceiro neste ano.
Já a maior queda foi da Vivo que saiu do segundo lugar em atendimento ao cliente no ano passado para o quinto neste ano de 2018.
A Claro TV também caiu, passando do terceiro lugar para o quarto.
O pior atendimento ao consumidor ficou com a SKY.
Banda Larga
A operadora tem prestado o melhor atendimento ao usuário de banda larga em 2018 é a NET.
A empresa saiu da segunda colocação em 2017 para a primeira nesses primeiros meses de 2018.
Um destaque no mês de abril foi a Sercomtel. A operadora, que ocupa a terceira posição, surpreendeu a concorrência e obteve a maior nota em atendimento ao usuário no referido mês.
A SKY e a Oi ocupam o penúltimo e o último lugar do ranking, respectivamente.