Concessionária aguarda operadoras realizarem a remoção de seus fios e cabeamentos para retirar os postes. |
A Eletropaulo concluiu o enterramento de 4,2 km da sua rede elétrica em 13 ruas da cidade de São Paulo, todas no bairro Vila Olímpia, zona sul da capital.
O investimento na obra foi de R$ 21,5 milhões e atinge 3,6 mil pessoas que vivem na região.
A ação está sendo realizada pela Eletropaulo em parceria com a Prefeitura de São Paulo e com empresas de telecomunicações.
O objetivo da medida é adequar a carga elétrica à demanda crescente de residências, indústrias e comércio no bairro, aumentando a estabilidade do fornecimento de energia, além da qualidade dos serviços prestados pela concessionária.
A próxima etapa do projeto será a remoção dos postes das vias públicas, o que depende da retirada dos fios e cabeamentos das operadoras que prestam serviços de telefonia, internet e TV a cabo.
LEIA TAMBÉM:
LEIA TAMBÉM:
Assim, a Eletropaulo aguarda o enterramento dessas redes pelas operadoras para retirar os postes. O gasto para realizar a remoção dessa infraestrutura é de responsabilidade das operadoras.
Segundo a Associação Brasileira de Internet (Abranet), uma das principais barreiras para enterrar as redes é o custo, que fica de dez a 20 vezes maior do que o da rede aérea. O custo de manutenção também é 24% mais caro.
A empresa energética também implanta a rede subterrânea no entorno do Mercado Municipal, a região central de São Paulo.
O projeto, cujo investimento é de R$ 29,4 milhões, contempla 40 vias que conta com 9 km de rede. A conclusão está prevista para 2019 e beneficiará 3,3 mil pessoas.
Em junho, as operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo foram obrigadas a limpar a bagunça nos postes elétricos compartilhados da Eletropaulo. As empresas limparam cerca de 2.100 postes em 90 dias.