As linhas pós-pagas/controle no Brasil já somam 40%, se considerarmos todos os clientes de celular de todas as operadoras do país.
De acordo com o último levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), referente ao serviço móvel pessoal (SMP) do mês de julho, o número de linhas no pós aumentou 0,79% em relação a junho, e 13,5% em relação ao mesmo período no ano passado.
Por outro lado, os chips pré-pagos estão cada dia sendo mais cancelados. A queda foi de 0,75% no mês e 11,5% no ano. O que significa que 18,4 milhões de pessoas abandonaram sua linha pré-paga nos últimos 12 meses, enquanto 11 milhões aderiram ao pós-pago ou a um plano controle.
Muitos desses cancelamentos refletem em uma mudança de consumo no usuário de telefonia. Se antigamente ele precisava conciliar as ofertas de duas ou três operadoras para poder falar com sua rede de contatos (considerando a gratuidade de TIM-TIM, Vivo-Vivo, Oi-Oi e assim por diante), hoje ele consegue ter apenas uma operadora para atender sua necessidade.
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A grande maioria dos planos, inclusive pré-pagos, das grandes operadoras, hoje liberam ligações ilimitadas para qualquer número, independentemente de ser da mesma operadora ou não.
É por isso que a base pré-paga de muitas tem diminuído conforme os meses. Porque os clientes estão em busca da operadora ideal, aquela que, com um único chip, consiga oferecer o pacote de internet e minutos que precisa.
Conforme o Minha Operadora divulgou no início da semana, de junho para julho, a Claro perdeu 205.378 clientes em sua base, a TIM -317.484, a Oi -2.594 e a Algar Telecom -11.537. Apenas a Vivo, com +134.268, e a Nextel, com +50.778, ganharam novos usuários.
O mês de julho fechou com 140.826.515 clientes na base pré-paga e 93.922.637 no pós. Desse total, 120,6 milhões (51%) estão em linhas 4G.