Somente a Nextel resolveu responder as reclamações registradas; Claro, Oi, TIM e Vivo continuam sem interagir no site. |
Registrar uma reclamação no site ‘Reclame Aqui’ pode ser muito útil para resolver problemas em diversos setores, mas, quando se trata das operadoras, sabemos que pouco é resolvido pela plataforma. Ainda assim, a página divulgou um levantamento sobre o atendimento das cinco principais operadoras do Brasil. De janeiro a julho de 2018, 134.905 reclamações foram registradas.
A Vivo foi a que mais recebeu queixas, com um total de 48.433. Em seguida veio a TIM, com 36.766, a Claro, com 20.633, a Oi, com 19.501 e a Nextel, com 9.572.
Quando ao índice de solução, do início de fevereiro ao dia 31 de julho, a Nextel liderou o número de casos resolvidos, em um total de 85,1%. A sequência foi de Oi (43%), TIM (39,2%), Vivo (34,7%) e Claro (30,5%).
Todos os meses, cerca de mil a 3 mil clientes postam reclamações sobre Claro, Nextel e Oi (móvel, fixo e TV) no portal. O número supera os 6 mil nos serviços classificados como “TIM Celular” e até 8 mil no “Vivo (Celular, Fixo, Internet, TV)”. Veja a tabela produzida pelo Reclame Aqui:
Acontece que, dessas milhares de reclamações, nenhuma foi sequer respondida pela Claro, Oi, TIM e Vivo, que há um tempo deixaram de participar do Reclame Aqui e focam suas respostas em canais de atendimento próprio e quando recebem queixas através da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
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A Nextel, por outro lado, adota uma estratégia diferente, e apresenta um bom índice de resposta aos seus clientes pelo site. Foram 97,2% de casos atendidos nesses seis primeiros meses do ano. O número é superior do que em 2017, quando a operadora atendeu 65,8% das queixas.
“O Reclame AQUI sempre foi o primeiro a apontar o setor de telefonia como um dos mais problemáticos no atendimento ao seu consumidor, mas temos que considerar esse um marco para a história do nosso site: quebramos finalmente o monopólio do silêncio com a primeira operadora a responder pela nossa ferramenta”, conta o CEO global do Reclame Aqui, Mauricio Vargas. Ele ainda reforça que a empresa luta há mais de 10 anos para as operadoras atenderem pelo site.
Ao passar a responder os clientes, a Nextel teve um crescimento na qualidade do atendimento pelo Reclame Aqui. Ela saiu da reputação “Não recomendada” e foi para “Ótima”, pelo menos nos últimos seis meses.
“Atualmente, 78% das demandas recebidas, tanto pelo Reclame AQUI como nos demais canais mencionados, são solucionadas em até 24h”, afirmou a Nextel em nota.