Parceria inclui ainda virtualização de elementos de rede. |
Uma parceria entre a TIM e a Ericsson irá evoluir a arquitetura da atual base de dados de usuários da operadora, com um volume de 70 milhões de assinantes no Brasil.
O processo começará neste mês em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, sendo expandido posteriormente para todo o país.
Segundo a TIM, essa é a primeira vez que a centralização do banco de dados será feita em uma escala como esta, em um acordo que se estenderá também para a virtualização da rede.
Serão implementadas e consolidadas as bases de dados de todas as tecnologias (2G, 3G e 4G), incluindo VoLTE e outros serviços integrados da operadora.
O contrato ainda contempla a virtualização destes elementos de rede, levando para a TIM maior flexibilidade de alocação de recursos computacionais, redução no tempo de disponibilização, atualização e lançamento de serviços para seus clientes, além da redução de custos operacionais.
“Segurança e disponibilidade são alguns dos aspectos mais importantes da solução da Ericsson que a TIM quer usufruir. Além disso, a integração da nossa base de dados será essencial para continuarmos oferecendo o melhor serviço para nossos clientes”, define o vice-presidente de Tecnologia da TIM Brasil, Leonardo Capdeville.
VIU ISSO?
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A solução da Ericsson fornece ferramentas de resiliência e redundância seguindo padrões do mercado de telecomunicações.
Além disso, oferece mecanismos avançados para proteger dados e garantir sua confiabilidade.
Com duração de cinco anos, o contrato prevê ainda uma solução exclusiva de proteção de sobrecarga e gerenciamento de capacidade.
Essa solução permite um controle de congestionamento fim a fim por meio de um mecanismo de cooperação em tempo real entre os diferentes elementos de rede virtualizados.
“Juntas, Ericsson e TIM implementaram a rede de core de circuitos (rede de voz 2G e 3G) e respectivas bases de dados 2G, 3G e 4G da TIM no Brasil. Com a consolidação de sua base de dados, a solução da Ericsson permitirá à TIM ter uma visão mais completa da base de clientes, facilitando a monetização do recurso de dados e trazendo oportunidades de aumento de receita através de novos casos de uso”, afirma o presidente da Ericsson no Brasil, Eduardo Ricotta.
A solução de SDM (Subscriber Data Management) para a arquitetura de camada de dados da Ericsson já está disponível para mais de 140 clientes em todo o mundo, totalizando mais de 4,7 bilhões de assinantes.