Caso se concretize o comando ficará nas mãos do fundador da GVT. |
O interesse da unidade brasileira Telecom Itália (TIM) pela Nextel Telecomunicações, subsidiária brasileira da norte-americana NII Holdings, INC, está aumentando.
O conselho da Telecom Itália discutiu essa possibilidade de aquisição levantada por Amos Genish, diretor executivo e fundador da GVT.
A conclusão sobre o caso ainda não foi tomada. Uma reunião foi feita nesta segunda-feira (22) para discutir diversas possibilidades. Em nota a Telecom Italia disse que o conselho de administração analisou as oportunidades de investir em ativos e de se desfazer dos que não são essenciais”.
Caso se concretize a TIM poderá expandir sua participação de mercado, já que estará adquirindo a quinta maior operadora do Brasil.
Do lado da Nextel, a NII Holdings, INC está mais do que interessada em adquirir um comprador.
VIU ISSO?
A empresa vem enfrentando por uma forte crise financeira e se desfazendo de serviços icônicos como sua rede iDen de rádio e se desfazendo de operações em outras partes do mundo – Argentina, Peru, Chile e México. Atualmente a Nextel possuí 3,2 milhões de clientes no Brasil (há um ano eram 3,4 milhões)
O Brasil é um país de extrema importância para a TIM – respondendo por 23% de sua receita total no ano passado.
Um empecilho momentâneo para a aquisição passa pelo “spectrum cap”, que é o máximo de espectro que uma operadora pode ter. O problema pode ser contornado nos próximos meses, já que a Anatel está analisando a possibilidade de ampliar essa relação espectro x operadora.
Além da TIM, a Claro e a Vivo também estão interessadas na aquisição da Nextel.