Essa é a perspectiva da operadora britânica Three. |
O 5G será realmente uma alternativa de
peso para a banda larga fixa doméstica. Essa é a opinião de David Dyxon,
diretor de telefonia de uma das maiores operadoras britânicas, a Three. Dyxon
vai além, e diz que com o 5G os cientes irão abandonar a banda larga
convencional.
peso para a banda larga fixa doméstica. Essa é a opinião de David Dyxon,
diretor de telefonia de uma das maiores operadoras britânicas, a Three. Dyxon
vai além, e diz que com o 5G os cientes irão abandonar a banda larga
convencional.
Talvez não para o mundo inteiro, mas certamente na maioria dos países, acredito fortemente que o 5G pode oferecer uma experiência de banda larga em casa suficiente para que as pessoas efetivamente dispensem suas conexões por cobre ou fibra, declarou Dyxon, em entrevista a BCC.
Com o 3G e 4G essa grande mudança não seria possível, mas o 5G muda tudo, ressalta Dyxon. A confiabilidade e velocidade que o 5G irão oferecer darão mais segurança para que eles optem por ter essa forma de conexão como primária, mesmo em casa.
David Dyxon |
Essa confiabilidade em torno do 5G elevará consideravelmente o consumo de dados móveis nos próximos sete anos. A previsão do executivo da Three é que a utilização das redes aumente 1.300% até 2025.
A Threee pretende lançar sua opção de plano em 5G em meados do ano que vem. Enquanto isso a operadora se destaca no Reino Unido por oferecer ofertas de planos 4G com dados ilimitados, em Londres e algumas cidades do Reino Unido. Dyxon diz que a operadora pretende fazer o mesmo com o 5G.
VIU ISSO?
Enquanto com o 4G essa questão de oferecer planos sem limite de dados envolve uma grande questão estratégica, sobre a quantidade de clientes que podem se inscrever no serviço, para não atrapalhar a performance. já com o 5G, o executivo diz que essa questão não seria um problema.
A ideia de Dyxon corre por um caminho oposto aos objetivos do próprio governo britânico, que pretende cobrir todo o país com fibra óptica até 2023 – atualmente apenas 5% utilizam fibra.
Dyxon diz que o projeto é válido, para um pequeno número de clientes que precisam de mais velocidade, porém é um projeto caro, já que envolve interferências físicas no ambiente, já com o 5G basta apenas a instalação de uma antena, para que todos recebam internet, uma alternativa mais barata e que irá agradar boa parte dos usuários.