Um dos países mais antigos do mundo conta agora com a cobertura 5G da TIM. |
A Telecom Italia (TIM), em parceria com a Nokia, anunciou a rede 5G em San Marino, país europeu que fica dentro da Itália, foi ativada com sucesso. A cobertura, feita por oito antenas, cobre 99% do território deste que é o terceiro menor país da Europa (61,2 km²), atrás apenas de Mônaco (2,02 km²) e Vaticano (0,44 km²).
As antenas instaladas operam em 3,5 GHz – a frequência que será a base para o leilão do 5G no Brasil. Também foram instalados equipamentos que operam numa frequência bem mais elevada, 26 Ghz, que se encaixam na categoria mmWave (Milimiter Wave), as famosas ondas milimétricas (acima dos 6 GHz).
Os equipamentos também fazem uso da tecnologia “Massive-MIMO“, que garante o gerenciamento simultâneo de múltiplas antenas, capaz de se adaptar dinamicamente à posição de usuário. A rede segue o release 15, aprovado pela 3GPP, responsável por questões de padronização no setor da telefonia móvel.
VIU ISSO?
- 5G: entenda por que essa tecnologia mudará o mundo
- Primeira chamada 5G em ondas milimétricas é realizada na Suécia
- América Latina: até 2020 menos de 1 milhão de pessoas estarão usando 5G
San Marino, na visão da TIM, é um grande laboratório, em que novos produtos serão testados, antes de aparecer em outros mercados.
“Hoje San Marino se torna um símbolo não só de liberdade e história, mas também de inovação e pesquisa”, afirma Marco Podeschi, Secretário da Cultura de San Marino. “Queremos nos tornar um laboratório para empresas, universidades e instituições de pesquisa que encontrarão em San Marino o ambiente ideal para desenvolver produtos e serviços que aproveitem as redes móveis de nova geração”, conclui.