Tecnologia desenvolvida pelo Google oferece mais interatividade na troca de mensagens. Oi utilizará o RCS para ampliar comunicação com seus clientes. |
A operadora Oi é a primeira do Brasil a adotar o padrão RCS (Rich Communication Service), plataforma situada como a evolução do SMS e até o MMS. Essa tecnologia foi desenvolvida pelo Google.
Esse padrão é voltado para recursos já tradicionais no dia a dia. Além do envio de mensagens de texto e transferência de arquivo é possível transferir até adesivos, ao estilo que é utilizado no WhatsApp e Telegram. A Oi utilizará a tecnologia RCS como um novo canal de comunicação com seus clientes.
O acordo do Google com operadoras brasileiras para a adoção do RCS foi firmado no final de 2017. Além da Oi, Claro e Vivo fazem parte desse acordo.
Em dezembro do ano passado a Oi passou a notificar seus clientes sobre a alteração:
“Novo recurso! Veja quando os amigos estão digitando. Além disso, converse por Wi-Fi e rede de dados, compartilhe fotos de alta resolução e muito mais com quem fez o upgrade”. Ao fim, havia a opção de aceitar ou não os novos termos do serviço. Depois, outra mensagem foi enviada, confirmando a alteração e o seguinte texto: “Agora o chip 1 tem recurso de bate-papo. Use o cartão “Oi” (SIM 1) para enviar mensagens por Wi-Fi, ver quando seus amigos estão digitando e muito mais”.
VIU ISSO?
Para poder usufruir do RCS da Oi é preciso ter um aplicativo do Google, o Mensagens, disponível para Android. De acordo com a operadora cerca de 20% da sua base de atendimento está habilitada para o RCS.
Com o RCS a comunicação entre clientes de diversas operadoras também será simplificada, já que resolve entraves em relação ao limite de envio, como acontece num pacote de SMS, já que a transferência é baseada no pacote de dados, assim como acontece com outros mensageiros instantâneos.