Diversas operadoras estão interessadas nesse novo padrão para os cabos híbridos. |
Durante a CES 2019 foi confirmado uma iniciativa conjunta envolvendo Arris, Intel e provedores de banda larga fixa dos Estados Unidos, em que redes com cabos híbridos (HFC) conseguirão alcançar velocidades de até 10 Gbps. Os testes de campo começam em 2020.
Além da conexão entregar a mesma taxa de download e upload, de acordo com a Intel, a tecnologia será capaz de multiplicar a velocidade de conexões já existentes que utilizam os cabos híbridos.
Os provedores Comcast, Cox e Charter estão envolvidas no projeto dessa tecnologia que é uma evolução do DOCSIS e se chama DOCSIS 10 G Full Duplex, ou 10g FDX. Vodafone, Mediacom, Midco, Rogers, Shaw Communications, Vodafone, Taiwan Broadband Communications, Telecom Argentina e Liberty Global, são empresas que também têm interesse na tecnologia.
A iniciativa conta também com apoio da NCTA, entidade setorial dos provedores nos EUA, Cable Europe, entidade similar europeia, e, claro, da Cable Labs, que desenvolveu o padrão DOCSIS
VIU ISSO?
- Serviço de fibra ótica da Vivo chega em mais duas cidades
- Vivo espera substituir rede de cobre por fibra em até 10 anos
- Verizon está furiosa com AT&T por ela remarcar o 4G como 5G E
80% das conexões nos EUA seguem o padrão DOCSIS. A estimativa da NCTA é que 80% das conexões são passíveis ao upgrade ao 10g FDX.