Seguindo os passos da Oi, a TIM e a Vivo, devem adotar o novo padrão de mensagens, o RCS, ainda em 2019. |
No início do ano a Oi trouxe ao Brasil a tecnologia que substituirá o tradicional SMS, trata-se do RCS (Rich Communication Service). A operadora foi a primeira a oferecer o recurso no Brasil.
Outras duas operadoras devem seguir o mesmo padrão ainda este ano. TIM e Vivo. Em declaração ao site Mobile Time representantes das operadoras informam que pretendem oferecer a tecnologia ainda em 2019, mas ainda não escolheram um fornecedor. A Claro deve seguir na mesma toada, já que Telcel, operadora mexicana do mesmo grupo, já adotou a tecnologia.
O RCS é uma evolução natural ao SMS e MMS por trazer uma abordagem mais parecida com mensageiros instantâneos populares atualmente. Além do envio de mensagens de texto e transferência de arquivo é possível transferir até adesivos, ao estilo que é utilizado no WhatsApp eTelegram.
“Com RCS podemos ter um nível de interatividade muito maior e mais completo do que com SMS. Para um canal de atendimento é fantástico. A gente pode compartilhar muito mais informações e detalhes mais ricos e de maneira mais amigável para o cliente. Além disso, em publicidade abre-se caminho para novos modelos de comunicação”, avalia Rodrigo Gruner, diretor de serviços digitais e inovação da Vivo.
VIU ISSO?
- 62% das operadoras devem adotar RCS, evolução do SMS, em dois anos
- Samsung se une ao Google para lançar ‘novo SMS’
- Brasileiros enviaram 10 bilhões de mensagens no WhatsApp no Ano Novo
“Em linha com o mercado, a TIM está avaliando parceiros para lançar o RCS (Rich Communications Service) ao longo deste ano. A tecnologia permite – além da interação por mensagens de texto instantâneas, compartilhamento de fotos, documentos, áudios e vídeos – realizar transações bancárias, por exemplo. O RCS é similar a um aplicativo de chat e funciona com conexão à internet via Wi-Fi ou redes móveis“, destaca a operadora em comunicado.