Anatel diz que o aplicativo terá um papel importante para o consumidor, um instrumento importante na tomada de decisões. |
Anunciado no ano passado, o “Anatel Comparador” ao que tudo indica chegará este ano para ao público. Trata-se de um aplicativo para a comparação de ofertas de serviços de telecomunicações. Com esse aplicativo você poderá, por exemplo, comparar planos de operadoras.
O Conselho Diretor da Anatel aprovou o grupo que irá coordenar, definir e acompanhar manutenção, padronizar aspectos técnicos, operacionais e de interface; especificar evoluções; padronizar, atualizar e evoluir base de ofertas e dirimir conflitos, do Anatel Comparador. A previsão é que o aplicativo seja lançado em 10 meses.
O presidente da Agência, Leonardo de Morais, falou da importância de empoderar o consumidor dando a ele informações. “Pela criação desse grupo vamos facultar ao consumidor um instrumento importante de tomada de decisões”. Ele disse ainda que a Anatel tem estudado medidas para aferir a qualidade do serviço e divulgar o desempenho das prestadoras, a partir do ano que vem.
VIU ISSO?
- Anatel estabelece novo modelo de gestão de espectro
- Anatel deve adotar “selo de qualidade” para banda larga
- Anatel: reclamações contra operadoras caem 9,5% em 12 meses
O Conselho se posicionou no sentido de ser uma iniciativa que trará maior transparência das ofertas do mercado de telecomunicações e que vai tornar mais fácil mais acessível a informação ao consumidor. Os conselheiros destacaram ser o primeiro projeto do setor financiado pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) e que o aplicativo vai influenciar a competição entre as empresas.