Trump deve assinar em breve decreto que proíbe a utilização de equipamentos de telecomunicações chineses. |
A tensão comercial entre Estados Unidos e China está ganhando contornos dramáticos, reforçados pelas alegações americanas sobre espionagem cibernética por parte dos aparelhos de telecomunicações de empresas chinesas.
Segundo informações de fontes próximas ao governo americano, o Presidente Donald Trump deve assinar em breve um decreto proibindo que operadoras dos EUA utilizem infraestrutura de telecom chinesas. A medida será um golpe e tanto em companhias como a Huawei, que detém uma grande participação no fornecimento de equipamentos de rede, ainda mais neste ano com a expansão da rede 5G.
A previsão é que a ordem seja publicada antes da edição 2019 da MWC (Mobile World Congress), maior evento sobre o setor móvel, que será realizada entre os dias 25 e 28 de fevereiro em Barcelona, Espanha.
VIU ISSO?
A proibição não irá parar por aí. Os assessores do governo americano também estão tentando convencer a União Europeia a tomar essa mesma decisão.
As principais empresas relacionadas com o bloqueio são a Huawei e a ZTE. A Huawei já foi banida em alguns países, como, por exemplo, a Nova Zelândia. Ao todo quase 20 países já aderiram ao boicote. Recentemente o Japão declarou que não utilizará equipamentos da Huawei e ZTE. A Polônia também deve se juntar a esse hall.