A previsão é que os primeiros dispositivos com esses módulos cheguem ao mercado em 2020. |
Durante o MWC, Intel e a Qualcomm mostraram seus primeiros modems 5G voltados para desktops e notebooks. A conexão com o dispositivo é feita através do slot M.2, que também costuma ser utilizado para a instalação de unidades de armazenamento de estado sólido (SSD).
No caso da Intel este modem chegará ao mercado através do seu parceiro Fibocom e ao módulo M.2 FG100 , baseado no modem Intel XMM8160 5G.
De acordo com imagens divulgadas pelo site pelos Anandtech , é possível ver que o FG100 vem com o conector M.2 clássico, mas com um formato ligeiramente mais amplo que os módulos comuns de 30mm. O modem suporta as redes SA e NSA, dando conta tanto das bandas de espectro mmWave e sub-6GHz.
Os primeiros PCs que usarão esse tipo de módulo 5G chegarão em 2020.
VIU ISSO?
VIU ISSO?
Com a Qualcomm são dois parceiros: Quectel e Telit; no caso da Quectel, é um modem BGA, enquanto a Telit mostrou dois módulos diferentes, 5G, FM980 e FM980m , ambos com o mesmo formato M.2 , mas com tamanhos ligeiramente diferentes.
Estes modems 5G são baseados na plataforma Snapdragon X55, o mesmo que a Qualcomm oferece para os fabricantes de smartphones que queiram contar com conexão 5G em seus modelos. Ainda não há previsão de lançamento no mercado.