Samsung Galaxy S10+, smartphone mais caro do momento, está saindo com R$ 2.000 de desconto e o consumidor não paga multa se quiser cancelar o plano. Será? |
A loja online da operadora TIM está vendendo os novos smartphones top de linha – e mais caros – da Samsung (Galaxy S10e, Galaxy S10 e Galaxy S10+) com desconto de até R$ 2.020 em conjunto com um plano pós-pago e não está cobrando multa caso o consumidor adquira o aparelho e cancele a linha. Pelo menos isso é o que mostra a página de pagamento presente no site da empresa.
O suposto erro acontece no momento da finalização de compra de vários aparelhos. Testamos o iPhone 6s e o Motorola Moto G7 e ambos apresentaram a mesma promessa de isenção de multa rescisória.
No caso do Samsung Galaxy S10 Plus com 128GB de memória interna, por exemplo, que tem preço sugerido pela Samsung de R$ 5.499, conseguimos o celular na loja on-line da TIM por R$ 3.749 em conjunto com o TIM Pós 50GB, que por sua vez possui mensalidade de R$ 249,99. Como estamos em um período de pré-venda, o Galaxy S10+ ainda vem com um Galaxy Watch Active de brinde. Esse é um relógio inteligente da fabricante que deve custar em torno de R$ 1.500 no Brasil.
Só pelo fato de a empresa anunciar claramente que o plano possui fidelidade de 12 meses, mas que a saída dele antes desse período não tem multa, já obriga a operadora a cumprir com a condição anunciada. O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 30, explica que:
“Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado”.
O artigo 35 do mesmo CDC prossegue:
“Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:
I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade
II – aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente
III – rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.”
Obviamente, o consumidor precisa se atentar ao contrato quando vai comprar algum produto ou serviço, prezando sempre pelo princípio da boa-fé. Por isso nós fomos checar se realmente o plano oferecido junto com o aparelho era isento de multa por quebra de contrato de fidelidade. O que encontramos foi um regulamento confuso, misturado com informações do TIM Controle e a afirmação de que o plano possui fidelidade, mas sem citar nenhum valor diretamente.
VIU ISSO?
- Em página de oferta da Claro, celular ilustrativo é da Vivo. Pode isso?
- Vivo erra no regulamento e causa problema em oito estados
- Sky erra no Facebook e clientes reclamam de descaso
Lá no final do contrato disponível na página de aceite do plano, no entanto, encontramos uma tabela contendo valores proporcionais de multa, equivalente ao tempo que o consumidor permaneceu ativo com a oferta. Os preços, no entanto, parecem desatualizados e ainda que seja diferente dos R$ 0,00 mostrados na página de contratação do TIM Pós, ainda assim é irreal perto do valor de um Galaxy S10+. A multa mais cara apresentada no contrato é de R$ 300. É, TIM, desse jeito não tem como te defender.
O Minha Operadora entrou em contato com a TIM antes mesmo da publicação desse artigo para solicitar esclarecimentos referente a essa isenção de multa nos planos com aparelho que o site de vendas dela está pregando para os clientes. Será que realmente trata-se de uma oferta para atrair mais clientes e vender mais smartphones? Ou é mais um erro cometido pela equipe de ferramentas digitais da companhia? Ainda não recebemos um retorno, mas assim que houver um posicionamento o adicionaremos aqui.
OUTRAS FALHAS DA TIM:
- TIM faz milhares de pessoas acordarem uma hora mais cedo
- TIM manda errata para clientes: sem redes ilimitadas para o TIM Beta
- Sem querer, TIM anuncia ligações ilimitadas para outras operadoras
[ATUALIZAÇÃO – 20/03/2019 16H07]:
Após a publicação desta matéria pelo Minha Operadora, a loja on-line da TIM passou por alterações ontem (19) mesmo. Ao realizarmos um novo teste, encontramos o seguinte texto:
“Plano e Aparelho com Fidelização por 12 meses. Multas por cancelamento descritas no Contrato de Condições Comerciais”.
O novo texto substituiu a frase que garantia “multa de R$ 0,00”, mas o contrato exposto ainda é o “contrato-pos-controle.pdf“, cuja multa máxima prevista por desistência do plano é de R$ 300.
Por meio de posicionamento oficial, a assessoria de imprensa da empresa confirmou que fez uma revisão das informações presentes no site: “A TIM informa que foram feitos os ajustes necessários na sua loja online”.
[ATUALIZAÇÃO – 20/03/2019 17H51]:
A TIM atualizou o contrato. O link permanece o mesmo, mas o valor das multas agora varia de R$ 19 a R$ 2.508.
[ATUALIZAÇÃO – 20/03/2019 17H51]:
A TIM atualizou o contrato. O link permanece o mesmo, mas o valor das multas agora varia de R$ 19 a R$ 2.508.