A maioria dos brasileiros não consome todo o plano de telefonia contratado, essa é a avaliação da Proteste, entidade de defesa do consumidor. |
Segundo um estudo realizado pela Proteste, entidade de defesa do consumidor, com base no seu aplicativo Meu Plano, que monitora as tarifas das operadoras – confira mais informações sobre ele aqui, 60% dos brasileiros não consomem todo o plano de telefonia contratado, ou seja, contratam um plano com pacotes de dados de internet maiores do que o que precisam, por exemplo, e, por isso, acabam gastando bem mais.
A análise foi feita com base em 96 planos, incluindo pré-pagos, pós-pago e controle das principais operadoras nacionais para as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo: Claro, Oi, Nextel, TIM e Vivo.
A Proteste dividiu os planos, de acordo com o perfil dos consumidores. As categorias são as seguintes:
– Pouco Conectado: usa o celular para realizar ligações convencionais, usa pouco a internet móvel e aplicativos de mensagens;
– Conectado: o serviço que mais usa é justamente o pacote de dados, prefere falar pelos aplicativos de mensagens e só usa os minutos de ligação se precisar para conversas mais longas;
– Muito Conectado: não vive sem internet, usa aplicativos de mensagens para se comunicar, é heavy user de redes sociais e, se puder, não usa o celular para fazer ligações;
– Super Conectado: também está na web o tempo todo e não se importa em gastar com conta de celular desde que o pacote de dados permita, inclusive, usar a conexão do celular como banda larga móvel. Este perfil é identificado somente na modalidade de plano pós-pago.
Confira abaixo as tabelas que o Minha Operadora produziu, com base nos dados revelados pela Proteste.
Com base nos números, a Proteste diz que o pré-pago no Rio de Janeiro e São Paulo estão praticamente equiparados, pois não foram encontradas diferenças expressivas de tarifas.
VIU ISSO?
Vários pacotes oferecem um benefício além da quantidade de dados e de minutos de voz, como, por exemplo, o pacote mais em conta para o perfil Pouco Conectado, da Oi, inclui 100 minutos para qualquer operadora e uso do WhatsApp ilimitado.
“Por isso, é muito importante analisar os serviços inclusos em cada pacote antes da decisão final: pode valer a pena contratar um pacote com menos dados, mas que ofereça acesso a sites e aplicativos gratuitamente por todo o mês. Além disso, dependendo das necessidades do cliente, o pré-pago pode compensar se o mesmo valor fixo mensal for mais bem utilizado em forma de créditos”, acrescenta a Proteste.