Essa tecnologia garante uma evolução para as antenas de transmissão, um upgrade visando o 5G. |
A Agência Nacional de telecomunicações do Brasil (Anatel) lançou uma consulta pública sobre a atualização dos requisitos técnicos e os procedimentos de teste aplicáveis à avaliação da conformidade para a certificação da tecnologia AAS (Active Antenna System).
Entre as vantagens desta tecnologia está um melhor ajuste das estações para a posição do telefone móvel do usuário. O equipamento AAS será importante para a evolução da tecnologia LTE e também na introdução do 5G no Brasil, destacou a Anatel. A previsão é que a quinta geração móvel chegue ao paí em 2023.
De acordo com a avaliação da área técnica da Anatel, a tecnologia é importante porque permite a integração, no nível do circuito eletrônico, do transceptor e da antena, sem a utilização de cabos para interconexão entre os elementos.
VIU ISSO?
VIU ISSO?
Essa característica faz com que a tecnologia AAS alcance melhor performance, economia de energia, espaço e redução das perdas em guias de ondas, além de ter instalação menos complexa, destaca a agência reguladora.
A consulta pública ficará aberta até o dia 26 de abril.