A rádio estava operando de forma irregular, e sua outorga já havia sido extinta pelo MCTIC em 2018. |
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) interrompeu as operações de uma rádio em Terra Rica (PR). A rádio FM 87.9 FM estava operando de forma irregular. Os fiscais da agência reguladora lacraram a rede e apreenderam os equipamentos.
No mês passado a Anatel divulgou uma operação parecida com a rádio Mais Emoção FM, que operava em Parobé, município do Rio Grande do Sul.
No caso da rádio de Terra Rica há um diferencial. A outorga já havia sido extinta pelo MCTIC em 2018. “Recebemos a denúncia de que a emissora estava no ar, descumprindo a lei e foi fechada como clandestina. Uma vez que foi extinta a outorga, a emissora que continua no ar é considerada clandestina”, explicou a Anatel.
VIU ISSO?
- Anatel manda que AT&T venda a SKY Brasil
- Superintendência da Anatel decide sobre venda de imóveis das teles
- Anatel quer facilitar a expansão da banda larga no Brasil
Giovani Machado, diretor da Rádio Terra HD FM 95.3 de Terra Rica, lamentou o ocorrido, pelo fato da desvirtuação do modo de operação da rádio.
“Triste é saber que um meio de comunicação que era para ser uma Rádio Comunitária estava sendo usada de forma particular e infelizmente acontece em todo o Brasil. Só não vê que não quer”, declarou Machado.
A programação da rádio acabou sendo direcionada para o segmento político, com críticas à administração atual e com valores de inserções em total desacordo com o comércio local, caracterizando concorrência desleal.