06/04/2025

Anatel lança consulta sobre as bandas S e L

Consulta pública promove uma revisão de bandas para o Serviço Móvel Pessoal (SMP), por exemplo.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou duas novas consultas públicas. 

A primeira consulta será executada por 60 dias e diz respeito a uma revisão da regulação das bandas de 1.427 para 1.518 MHz (Banda L) para tornar possível a sua utilização pelo Serviço Móvel Pessoal (SMP).


A segunda proposta ficará ativa por 30 dias e  se destina as faixas de radiofrequências na chamada “banda S” ao SMP, ao STFC, ao SCM, ao SLP e ao Serviço Móvel Global por Satélite (SMGS).

Esta proposta especifica as bandas de 1.980 MHz a 2.010 MHz (terra para o espaço) e de 2.170 MHz a 2.200 MHz (espaço para a terra).







O conselheiro Emmanoel Campelo, relator da proposta, explicou que é preciso “assegurar o uso adequado da faixa de 1,5 GHz, avaliando as possibilidades de ela ser utilizada na prestação dos serviços móveis, de modo a atender as necessidades da sociedade e garantir que o uso da faixa pelos serviços móveis não prejudique a exploração de outros serviços, ou seja, que proporcione a convivência harmônica entre o Serviço Móvel Pessoal (SMP), o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) e o Serviço Limitado Privado (SLP).”

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rogério Pires

Legal… como cliente, espero que "a evolução" não pare mesmo! Investir em rede é essencial.

Jefferson Rodrigues

Achei meio fraco as novidades!

Unknown

No pós agora só falta melhorar a opção de aparelho gratuito. Ninguém quer pagar 3, 4, 5 mil ou mais num celular, e nem pagar plano caro para isso!

Fabio Luiz Pamplona

Piada!tem o 4G mais lento do Brasil entre as pribprinci operadoras..4G com velocidade de tartaruga! Isso pq moro em São capital…imagina por aí..

Zenon Xavier Filho

Precisamos de antenas. Imagine em uma viagem, que você utiliza o Waze. No meio do caminho, você se perde em virtude da falta de sinal. E aí?
Obrigar as praças de pedágio a instalação de antenas. O pedágio já é caro demais. Poderia colaborar com as operadoras de celular.