Operadora prometeu que serviço seria restabelecido na terça (2), mas hoje foi mais um dia de transtornos para moradores, turistas e comerciantes. |
Usuários da TIM em Fernando de Noronha (PE) estão completamente sem comunicação desde domingo (31/03). Empresários e comerciantes são os principais afetados, visto que a maquininha de cartões e outros sistemas que funcionam conectados à internet estão indisponíveis.
Notificada pelos consumidores, a operadora TIM prometeu uma solução para terça-feira (2), mas segundo a jornalista Ana Clara Marinho, do blog Viver Noronha, esse prazo não foi cumprido e os moradores da ilha continuaram ilhados durante esta quarta-feira (3).
A presidente do Conselho de Turismo de Fernando de Noronha (Contur), Adriana Flor, reclamou do que chamou de descaso. “Nós não recebemos informação oficial da empresa quanto ao problema, é um descaso com Noronha”.
Além de ter sido a primeira operadora de celular na ilha, a TIM também foi pioneira na instalação da tecnologia de internet 4G em Fernando de Noronha, em agosto de 2018. Por isso, é natural que a empresa possua uma maior quantidade de clientes no arquipélago. A operadora mantém duas torres em funcionamento.
VIU ISSO?
- Oi faz campanha para mobilizar a torcida para surfistas em Noronha
- Primeira internet 4G de Fernando de Noronha é instalada pela TIM
- TIM – internet via satélite para todo o Brasil
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no entanto, as operadoras Claro e Vivo também possuem cobertura 4G em Noronha, sendo que a Vivo possui duas antenas ativas com a tecnologia e a Claro cobre a ilha com apenas uma antena. A Oi possui equipamentos em duas torres que operam nas tecnologias 2G e 3G.
Hoje a TIM enviou uma nota para o blog Viver Noronha com um pedido de desculpas aos consumidores afetados. A companhia afirmou que “continua atuando para o total restabelecimento dos seus serviços o mais breve possível”. A operadora ainda não esclareceu o motivo da pane.