Serviço oferece coletar, normalizar, armazenar e correlacionar informações de diferentes sistemas de segurança, como firewalls e antivírus. |
A Embratel anunciou o lançamento da solução SIEM Embratel, serviço completo de análise de dados de eventos em tempo real, que permite coletar, normalizar, armazenar e correlacionar informações de diferentes sistemas de segurança, como firewalls e antivírus, e qualquer outra fonte tecnológica que gere eventos. Com a análise, é possível identificar os riscos e ter uma resposta imediata a ataques cibernéticos e ações fraudulentas.
A nova solução integra a experiência da Embratel na operacionalização de serviços de segurança digital com a plataforma Qradar da IBM, que conta com capacidades de inteligência artificial de IBM Watson. Essa parceria para o lançamento do serviço foi firmado no ano passado.
Essas plataformas ampliam substancialmente a capacidade de identificar e relatar ameaças cibernéticas externas e internas em tempo real no ambiente tecnológico dos clientes, possibilitando proatividade na resolução de eventos cibernéticos.
VIU ISSO?
“A nova solução está sendo suportada por uma equipe altamente qualificada em gestão de segurança da Embratel”, afirma Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel. O executivo destaca como um importante diferencial do novo serviço o uso de capacidades de inteligência artificial IBM Watson e recursos de análise de dados avançados para detectar fraudes e ataques sofisticados com muito mais agilidade e eficiência. Com a nova solução, a Embratel foi reconhecida pela IBM com o prêmio Excellence Award na categoria MSSP (Provedor de Serviços Gerenciados, da sigla em inglês) para a América Latina.
Todas as informações coletadas são armazenadas e processadas na IBM Cloud e analisadas pelos especialistas do Security Operation Center (SOC) da Embratel. Ao identificar uma possível ameaça, a equipe de segurança da Embratel atua prontamente para avaliar a situação e envia alertas para o cliente com todas as informações necessárias para conter ou mitigar o incidente. Caso o cliente deseje que a Embratel atue na resolução da ocorrência, pode contratar um vasto portfólio de soluções disponíveis capazes equacionar os ataques.
O SIEM Embratel é a solução ideal para detectar ataques complexos até o reconhecimento de atividades maliciosas nos sistemas de corporações públicas e privadas, diz a Embratel. Ela também atua no monitoramento de atividade dos usuários e vigilância de conformidade com o aprendizado de máquina, análise estatística e modelagem comportamental, comumente conhecida como Análise Comportamental de Usuários e Entidades (UEBA). Por meio da solução, as instituições conseguem detectar fraudes e prevenir contra a violação de dados.
“As empresas já enxergam a cibersegurança como fator essencial para a evolução dos seus negócios. A parceria da IBM com a Embratel disponibiliza ao mercado uma solução completa para mitigar riscos capazes de causar danos ao ambiente de TI e negócio das empresas”, diz João Rocha, Executivo de Segurança da IBM Brasil.