Robô é capaz de receber dados a uma velocidade que excede 10 Gb/s. |
YuMi, da ABB, é o primeiro robô colaborativo do mundo que trabalha em conjunto com pessoas em fábricas. A máquina ajuda a montar peças, além de poder dançar e tocar música.
A capacidade do robô é eficiente devido à conexão da quinta geração de redes móveis (5G) embarcada. Isto permite que o robô receba sinais e dados a uma velocidade que excede 10 Gb por segundo.
Os engenheiros e especialistas em alta tecnologia das empresas envolvidas no projeto instalaram um dispositivo que permite ao Yumi se comunicam em tempo real, em milissegundos, graças à rede de 5G , e permitir verdadeira colaboração, onde o robô e o operador, que trabalham lado a lado para a montagem de válvulas termostáticas dentro da planta da ABB em Vittuone (Itália).
VIU ISSO?
O comportamento do robô é baseado em algoritmos de inteligência artificial que reconhecem e prevêem ações humanas. Portanto, você sabe quais ações tomar de acordo com o seu operador.
“Com estes algoritmos desenvolvidos pelo Politecnico di Milano e Smart Robots (empresa e-Novia), o robô colaborativo pode modificar seu ciclo de trabalho e se adaptar dinamicamente ao operador. Isto resulta na otimização do processo de produção em termos de tempo e qualidade do ciclo de produção, com benefícios também para a ergonomia e segurança do operador”, diz Andrea Zanchettin, professor do Politecnico di Milano e fundador do Smart Robots.