Além da Vodafone, dona da TIM está aberta para parcerias com outras operadoras. |
A Telecom Italia, dona da TIM, está se preparando para compartilhar o custo de garantir o compartilhamento de rede 5G com outras operadoras. Vale relembrar que um acordo desse tipo já existe com a Vodafone. Foi firmado em fevereiro uma join-venture para administrar 22 mil torres – infraestrutura de ambas as operadoras.
“O acordo tem uma arquitetura aberta e nós ficaríamos felizes se outras operadores quisessem juntar-se a ele. As frequências 5G eram muito caras… por isso é importante compartilhar custos “, disse o CEO da TIM, Luigi Gubitosi, de acordo com a Reuters.
A operadora que entrará nesse hall de parceiras da Telecom Italia para o funcionamento do 5G é a francesa Iliad. A expectativa é que o acordo seja firmado em agosto.
VIU ISSO?
A Vodafone e a TIM foram as duas maiores licitantes no leilão 5G, realizada em outubro. 4.8 bilhões de euros foram investidos. “Temos compartilhado a maior parte dos custos com a Vodafone… Vamos nos encontrar com iLiad como nos reunimos habitualmente com todos os operadores e esperamos encontrar algum ponto em comum”, acrescentou Gubitosi.
A meta da TIM é lançar o 5G na Itália entre junho e julho.