Claro tem a maior participação de mercado e foi uma das poucas que registrou crescimento. Em segundo lugar, a Vivo atende mais de 7 milhões de lares.
A adesão da fibra ótica enfim deixou de ser um sonho distante para muitos brasileiros. De acordo com os dados da Anatel, o mês de maio registrou um recorde de ativações, com 597,7 mil usuários ativos.
Atualmente, a banda larga fixa se faz presente em 31,83 milhões de lares brasileiros. Nos últimos meses, o crescimento foi de 1,66 milhão, 5,49%.
Entre as operadoras que ofertam banda larga fixa, a Claro tem a maior participação de mercado com mais de 9 milhões de domicílios atendidos. Em seguida, vem a Vivo com mais de 7 milhões e a Oi com 5.
VIU ISSO?
– Oi Fibra amplia vantagem em ranking de velocidade da Netflix
– Qual o melhor plano de internet banda larga fixa?
– Banda Larga Fixa cresce sustentada pelas PPP’s
No entanto, a publicação da Anatel destaca que, nos últimos 12 meses, apenas Claro e TIM registraram crescimento no número de residências atendidas. A primeira 4,01% e a segunda 18,89%.
A Vivo registrou uma redução de 2% e a Oi 6,64%. A SKY registrou a maior perda com 17,23%, cerca de 61,63 mil.
Os cabos de fibra ótica já são utilizados na oferta de telefonia fixa e móvel, internet banda larga e TV por assinatura. Desde janeiro, as ativações estão em crescimento contínuo de acordo com o ranking da Anatel. As conexões representam 8 de cada 10 novos acessos em banda larga.
A aplicação da fibra ótica é ligada ao uso da internet das coisas, pois a tecnologia de transmissão de dados, por meio da luz, cria uma estrutura sólida e permite que diversos sensores fiquem interconectados pela internet e enviem dados para uma central, em tempo real.
Ou seja, a expansão da tecnologia promete trazer ainda mais novidades para o país.