Se comparadas com as promoções de anos anteriores, as realizadas neste ano foram bem tímidas e pontuais.
Quem acha que as ofertas das operadoras para o Dia dos Namorados escassearam neste ano não está enganado. Basta verificar as promoções e campanhas anunciadas para esta quarta-feira e as que elas preparavam para os pombinhos celebrarem a data em anos anteriores. Até o ano passado, algumas operadoras ainda davam destaque para as comemorações da data. A Vivo, por exemplo, lançou uma campanha de muito sucesso, chamada EX4GERADO, na qual, ao mesmo tempo em que anunciava uma série de ofertas de smartphones e acessórios, prestava homenagem ao cantor Cazuza, criando uma nova versão para um dos seus maiores sucessos, a música Exagerado, que completará 30 anos.
O filme mostrava a rotina e as missões de um cupido um pouco diferentes dos que somos acostumados a conhecer. Confira abaixo a campanha, intitulada “Cupido 4G“. Em paralelo, a operadora anunciava várias ofertas para smartphones, dispositivos vestíveis e acessórios de grandes marcas.
No ano anterior, em 2017, a Vivo foi mais ousada e incentivava clientes a largarem o celular e reviverem o amor. A campanha para o Dia dos Namorados da operadora sugeria a reflexão: “Deixe o celular de lado e #Renamore”.
10 MIL MINUTOS EM LIGAÇÕES
Quem inovou mesmo oito anos atrás foi a Claro, que preparou uma promoção especial de recarga de celular para seus clientes comemorarem a data. A oferta disponibilizava até 10 mil minutos em ligações para Claro e 1.000 minutos para telefones fixos. Cada minuto gerado em chamadas recebidas valia R$ 1 em bônus para uso no mês seguinte.
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Na campanha de 2011, a operadora instava as pessoas a compartilharem cada momento, afirmando que isso era o que deixava o amor sob medida. A promoção estabelecia que na contratação do serviço de internet o cliente recebia em dobro por 1 ano. “Assim você poderá ficar ainda mais juntinho do seu amor”, dizia a campanha, como mostra o vídeo abaixo.
CAMPANHA AGRESSIVA
Em 2012, por exemplo, para celebrar o mês dos namorados, a TIM realizou, em Salvador, uma ação promocional em que brindou os casais apaixonados. Com decoração temática e a presença de promotores, as lojas próprias da TIM promoveram brincadeiras com seus clientes, valendo brindes exclusivos. Dentre os celulares que tiveram os preços reduzidos, o destaque foi recém-lançado à época Nokia Lumia 710.
Há dois anos, a operadora fez uma promoção na qual os clientes que aderissem a um dos seus planos TIM Black poderiam obter não só um melhor custo-benefício em sua conta como também alguns brindes bacanas como, por exemplo, maçãs do amor, cartazes personalizados, ingressos de cinema e mais.
Mas talvez a campanha mais “agressiva” da TIM para o Dia dos Namorados foi a de 2012 em que oferecia a cada semana um modelo de smartphone com 15% de desconto para impulsionar as vendas. A redução era parte da estratégia da marca para popularizar e incentivar o acesso à internet pelo celular.
O AMOR ESTÁ NO AR
Cinco anos atrás, em 2013, a Nextel lançou uma promoção que tinha como pano de fundo a história de Laura e Vitor, em que ele se declarava para a namorada e aproveitava o Dia dos Namorados para fazer o pedido de casamento a ela. O vídeo foi um tremendo sucesso e ajudou a impulsionar as vendas da operadora.
OFERTAS EM ABUNDÂNCIA
Nos anos anteriores a profusão ofertas vinha também de operadoras menores, que davam grande ênfase à data. Para promover o seu plano Super Pré, em que com uma única recarga o cliente podia falar à vontade com qualquer operadora local fixa ou celular por um ano, a Sercomtel criou, em 2016, um vídeo no qual vários casais de namorados conversavam sem preocupação com o custo da ligação.
No ano de 2015, a Algar Telecom, por sua vez, fez uma promoção em sua página no Facebook em que incentivava os casais: “Passe o Dia dos Namorados com seu amor, juntinhos no mesmo sofá… “. Era a estratégia para impulsionar seu serviço móvel de voz.
O fato é que, se comparadas com os anos anteriores, as promoções realizadas neste ano foram bem tímidas e pontuais. Chama atenção também a escassez de campanhas nas redes sociais, TV, etc., e a pequena quantidade de ofertas.