Vivo, NET e TIM foram as que mais perturbaram os clientes com ligações indesejadas, segundo Fundação Procon/SP.
As operadoras de telecom não dão sossego aos consumidores. A qualquer hora do dia as centrais de telemarketing das empresas ligam oferecendo alguma coisa. Segundo ranking da Fundação Procon/SP as operadoras Vivo, NET e TIM foram as que mais perturbaram os consumidores paulistano até abril desse ano. Juntas elas fizeram mais de 4 mil ligações indevidas no período.
As chamadas são consideradas abusivas pois desde 2009 vigora uma lei em que os moradores de São Paulo optam por não receber contatos não solicitados. Mas mesmo depois de cadastrarem seus números, muitos continuam sendo incomodados.
O descumprimento tem rendido multas aos infratores. Até abril desse ano as punições aplicadas pelo Procon/SP já somam mais de R$ 10 milhões, graças as denuncias feitas pelos usuários que não tem o seu direito respeitado.
VIU ISSO?
– Lei determina horários para ligações de telemarketing
– Proteste: dicas para se livrar de ligações de telemarketing
– Operadoras se comprometem a combater telemarketing abusivo
Para facilitar a vida dos consumidores, a entidade de defesa paulista desenvolve um aplicativo onde os usuários possam se cadastrar para não receber ligações de telemarketing e fazer denuncias nesse sentido num só lugar. A ferramenta “Não me ligue”, ainda não tem data para ser lançada.
E pelo visto não é somente os clientes de São Paulo que sofrem com esse problema. A Anatel tomou medida semelhante recentemente, obrigando todas as operadoras a criarem uma lista nacional de clientes que não querem ser contatados.