Empresa aguarda apenas o aval do Cade e da Anatel, que vão verificar se não há irregularidades no processo. Compra foi feita por R$3.5 bilhões.
Na última quinta-feira, 27, os acionistas da NII Holdings, dona da Nextel Brasil, aprovaram a venda da empresa para a América Móvil, dona da Claro.
Na ocasião, 92% dos executivos da companhia aprovaram a decisão, que prevê a venda de todos os ativos da companhia.
Para a finalização do processo, falta apenas a aprovação do Cade e da Anatel. No processo que ocorre, as concorrentes TIM e Telefônica (dona da Vivo) manifestaram temores com a venda por conta da concentração de espectro nas mãos de uma única operadora.
VIU ISSO?
– Claro expande suas lojas-conceito e abre a primeira de Rio Grande
– Claro Flex agora disponível para iPhone
– Nextel vai aumentar atendimento no WhatsApp até outubro
A Oi, entretanto, respondeu que as consolidações representam um movimento natural de mercado, especialmente quando se trata do setor de telecomunicações.
Já a TIM justifica que o processo não é hostil. Tem apenas o objetivo de ver como será mantido o equilíbrio nesse tipo de operação.
A dona da Claro realizou a compra da Nextel pelo valor de R$3,5 bilhões. A ideia é fortalecer a atuação nos dois principais centros de consumo do país: São Paulo e Rio de Janeiro.
Considerada a quinta maior operadora do país, a Nextel conta com mais de 3 milhões de linhas móveis ativas nas duas cidades. Especialistas garantem que a quantidade de clientes é pequena em relação ao total do mercado brasileiro, mas garante uma vantagem para a Claro, que conseguirá reforçar sua atuação.
De acordo com uma matéria do Jornal O Globo publicada em março, a marca deve acabar se a compra for aprovada.
Com informações do O Globo e Tele.Síntese.