Segundo análise recente da OpenSignal, usuários registraram velocidades mais rápidas do que o esperado durante os testes.
Quem participou dos testes 5G realizados nos Estados Unidos teve a oportunidade de aproveitar a internet móvel mais rápida da atualidade. De acordo com os dados divulgados pela OpenSignal, as velocidades registadas foram quatro vezes mais rápidas que o 4G, com 1815 Mbps.
Na Suíça, registraram a segunda maior velocidade de 5G com 1145 Mbps, em terceiro veio a Coréia do Sul com 1071 Mbps.
Os registros nos três países foram mais rápidos do que o dos outros países. Itália, Espanha e Reino Unido, por exemplo, já adotaram o 5G, mas o espectro é de 40 MHz, bem distante do ponto ideal que é 100 MHz.
VIU ISSO?
– Fibra ótica pode ser mais importante que 5G para a Oi
– Samsung e Operadora da Coreia se preparam para lançar 5G em 2020
– Redes 5G serão as mais populares e vão superar o 4G em 2023
Nos Estados Unidos, as operadoras já podem contar com um espectro superior, trata-se do mmWave. O entrave é mesmo a cobertura ainda limitada para muitos usuários.
Entretanto, a velocidade e o potencial do 5G é o destaque na pesquisa da OpenSignal, que busca fazer testes mais realistas para mostrar a verdadeira experiência com a conexão em um smartphone. A experiência é em rede de ponta a ponta.
Nos EUA e na Suíça, a velocidade do 5G variou e registrou números 2,7 e 2,6 vezes mais rápidos que o 4G, respectivamente, em velocidade de download.
Na Austrália, houve um fenômeno curioso. O país tem a melhor conexão mundial de 4G, portanto, a velocidade da conexão de quinta geração foi um pouco mais lenta que a versão anterior.
É apenas o começo da era 5G. Conforme as apostas da OpenSignal, é provável que as velocidades só aumentem. Ou seja, com a infraestrutura adequada, já temos ideia do alto potencial, não é mesmo?
Com informações da OpenSignal e TIInside