Atrás da operadora ficou a Vivo, com 22.333 ligações registradas desde janeiro de 2016. Dados são da Anatel.
Se no estado de São Paulo a Vivo e a NET são campeãs em chamadas abusivas de telemarketing, a Claro assume topo no ranking que considera o país inteiro. Nos dados divulgados pela Anatel, a empresa registrou 28.546 ligações desde janeiro de 2016.
Na sequência vem a Vivo, com 22.333, seguida pela Oi, que registrou 18.073. A TIM fica com a quarta posição e realizou 9.220 chamadas de telemarketing.
Nextel, Algar, SKY e Sercomtel ficaram com as últimas posições, respectivamente. O ranking considera as empresas que mais receberam reclamações por chamadas abusivas entre janeiro de 2016 e junho de 2019.
VIU
ISSO?
–
Liberado site oficial para bloquear ligações de telemarketing
–
Primeiro dia do ‘Não Perturbe’ registra 620 mil cadastros
–
Claro diminui taxa de comissão das recargas e afeta aplicativos
Com esses dados, fica evidente que havia uma necessidade de pensar em novas práticas comerciais que não sejam incômodas para o consumidor. Atualmente, a reputação das empresas de telecomunicações não é das melhores.
A lista do “Não Perturbe”, para combater o telemarketing abusivo, foi lançada na última terça-feira, 16. Nela, consumidores podem cadastrar suas linhas telefônicas para realizarem o bloqueio efetivo dessas ligações.
O prazo dado pelas empresas é de até 30 dias úteis. Até lá, as chamadas ainda podem ser realizadas. Apenas os titulares das linhas poderão realizar.
Antes de 24h, a plataforma registrou mais de meio milhão de bloqueios e se manteve no ar, fato comemorado pela Anatel.
Entretanto, nem tudo são flores. Usuários denunciaram que o site vazou a chave do SendGrid, sistema de nuvem utilizado pelos criadores da plataforma para fazer análises e outros serviços.
Com a senha em mãos, hackers podem invadir o sistema, enviar e-mails e roubar dados pessoais. O problema é apenas um erro básico de configuração do servidor. As operadoras e a Anatel ainda não se pronunciaram sobre o caso.