Clientes Oi podem conversar com ela pelo WhatsApp para pedir ajuda com detalhes da conta e receber suporte técnico.
A operadora Oi está apresentando ao mercado Joice, sua assistente virtual. Utilizando inteligência artificial (IA), a Joice é um software que simula ações humanas de forma repetida, com frases prontas, igual ao que faria um robô.
Joice já prestava atendimento pelo Facebook Messenger, Twitter e Minha Oi, e agora está presente de forma oficial no WhatsApp. Para interagir com ela no app de mensagens instantâneas, basta que o consumidor adicione o número (31) 3131-3131 na agenda telefônica e envie uma primeira mensagem.
Nós fizemos um teste com a Joice, a inteligência artificial da Oi, pelo WhatsApp. Logo que demos um “Olá”, fomos recebidos com o número de protocolo do atendimento e duas opções de ajuda para escolher: Conta e Suporte Técnico.
Deixamos que ela mesma pudesse se apresentar:
– Minha Operadora: Quem é você?
– Resposta: Eu sou a Joice, a inteligência artificial da Oi. Estou 24h online pra te ajudar e aprender a cada pergunta com você. Acredito no poder das conexões e em serviços mais rápidos e inteligentes, por isso trabalho focada na praticidade e na otimização do seu tempo.
– Minha Operadora: Como pode me ajudar?
– Resposta: Então, eu consigo enviar o código pra pagamento de contas e aviso de vencimento; também posso te ajudar com suporte técnico de Banda Larga e Fixo da Oi. Pra conversar comigo, digite frases curtas e um assunto por vez.
Por exemplo:
Quero pagar uma conta
Estou sem sinal de internet
Onde você mora?
Se preferir, digite Conta ou Suporte Técnico.
VIU ISSO?
– Vivo também já está prestando atendimento pelo WhatsApp
– Anatel quer usar inteligência artificial no atendimento ao público
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Intenção da Joice é boa, mas precisa de ajustes
Apesar do poder de informação e interação que um assistente virtual baseado em IA pode atingir, Joice ainda é bem iniciante. Para começar, somente clientes de TV por assinatura (Oi TV), telefonia fixa (Oi Fixo) e internet fixa (Oi Fibra e Oi Internet) podem ser atendidos. Quando informamos que gostaríamos de atendimento para celular, recebemos a seguinte mensagem de retorno:
“Poxa, não consigo te ajudar com isso ainda, mas você pode ligar pra *144 do seu Celular da Oi ou 1057 do fixo. Se eu puder te ajudar com outra questão, digite pra mim o assunto”.
Ao perguntar sobre se um determinado CEP possuía cobertura da Oi, a Joice nos indicou um link para contratar e consultar a disponibilidade de internet banda larga da operadora. Sobre “consulta de saldo“, a assistente nos direcionou para o endereço de recarga on-line, no site da Oi.
Também tentamos consultar se um número era da Oi. A resposta foi: “Poxa, eu não consigo te ajudar com isso por aqui. O melhor lugar pra você achar todas as informações é no site da Oi mesmo”.
Uma curiosidade…
A assistente virtual da Oi seria, na verdade, um menino, e se chamaria Otto. Foi esse o nome que o público escolheu por meio de votação que a operadora realizou no Twitter. Foram computados mais de 21 mil votos e o nome Otto venceu com 36%. Joice ficou em segundo lugar, obtendo a preferência de 26% dos eleitores. Veja o resultado da votação completa aqui.