Empresa especializada em segurança digital emitiu o alerta. Grupo de invasores pode estar ativo há 7 anos e faz o desvio de dados confidenciais.
A informação a seguir parece até extraída da série de TV Mr. Robot, mas é a realidade mesmo. Segundo a empresa Cybereason, especialista em segurança digital, grupos de hackers podem ter acesso e controle total da estrutura de dezenas de operadoras de telefonia móvel no mundo.
Os invasores estariam ativos há 7 anos e fazem o desvio de dados confidenciais da empresa e dos clientes. O mais assustador é que, segundo o relato, o grupo tem o poder para interromper facilmente o serviço dessas empresas.
Como resultado, enfrentaríamos um verdadeiro caos em boa parte do planeta. As empresas afetadas estão concentradas na Europa, Ásia, África e Oriente Médio. Entretanto, empresas de outras regiões também podem fazem parte do controle.
VIU
ISSO?
–
Um em cada quatro roteadores é vulnerável a ataques de hackers
–
Grupo hacker rouba US$ 2,4 mi com clonagem do chip de celular
–
Golpe: Hackers usam falsas vagas de emprego para roubar dados do Facebook
De acordo com as informações, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos já elaborou estratégias, caso aconteça uma pane gerada pelo impedimento das operações de empresas de telefonia.
A Cybereason afirma que todos os indícios apontam para um grupo hacker chinês chamado APT10. Entretanto, os analistas destacam que é impossível ter a confirmação sobre os verdadeiros autores do hackeamento.
Outros invasores podem ter espalhado pistas falsas para incriminá-los. Aos usuários, não cabe nenhuma ação para proteção de dados. As iniciativas precisam partir das empresas de telefonia. Com informações do Olhar Digital.
Com informações do Olhar Digital