22/12/2024

Primeiro dia do ‘Não Perturbe’ registra 620 mil cadastros

Anatel apresentou os dados e anunciou que, até o fim do ano, pretende evoluir a plataforma para uma solução completa contra o telemarketing abusivo.

Reunião na sede da Anatel.
Imagem: Divulgação Anatel

Por determinação da Anatel, foi lançado na última terça-feira, 17, a plataforma do “Não me Perturbe”, cadastro oficial para os consumidores bloquearem chamadas abusivas de telemarketing.

O site foi desenvolvido pelas operadoras Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, SKY, Telefônica/Vivo e TIM, em parceria com a ABR Telecom. Na ocasião, todas precisavam de um sistema único para coletar as informações e fazer o tão sonhado bloqueio para os consumidores.

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira, na sede da Anatel, os dados foram apresentados e a agência divulgou que, até às 17h, foram 620 mil cadastros no site.

 Além dos representantes da agência, estavam executivos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

VIU ISSO?
– Liberado site oficial para bloquear ligações de telemarketing
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Emmanoel Campelo, presidente substituto da Anatel, comemorou os resultados e enalteceu o fato de que a plataforma se manteve no ar, mesmo com a realização de mais de meio milhão de cadastros.

Para ele, isso mostra o “rigor técnico com que esse trabalho foi desenvolvido”. O conselheiro destacou que a iniciativa é um ponto de partida para uma maior proteção ao consumidor do setor de telecomunicações.

“O uso excessivo do telemarketing é um fenômeno mundial, não se trata de um problema apenas do Brasil”, afirmou.

Já os representantes do MCTIC destacaram que a criação do site destaca a maturidade do setor de telecomunicações, que não depende mais dos reguladores para agir.

Elisa Leonel, superintende de Relações com Consumidores da Anatel, enfatizou que o setor de telecomunicações responde por 32% das chamadas de telemarketing.

“As ligações podem vir de qualquer lugar do mundo, o que configura um grande desafio. Até setembro, no entanto, pretendemos evoluir o ‘não me perturbe’ e entregar uma solução completa, que sirva de exemplo também para outros setores”, contou.

Para se cadastrar no portal “Não me Perturbe”, basta criar um login e cadastrar o número da linha telefônica na plataforma. Apenas o titular poderá fazer o bloqueio. O prazo dado é de até 30 dias, para que a pessoa pare de receber chamadas de telemarketing.

Durante esse período, as ligações ainda podem acontecer. No portal, há ainda um campo para o consumidor informar se o bloqueio foi ou não concretizado.

845 mil linhas telefônicas foram cadastradas

Segundo os dados do Sinditelebrasil, o registrou foi de 845 mil linhas telefônicas cadastradas. Assim que realizado o login na plataforma, o usuário pode registrar mais de um número no site.

Em média, foram 13 mil acessos simultâneos, com pico acima de 40 mil, só na parte da manhã na última terça-feira.

As empresas que desrespeitaram a lista poderão sofrer multas de até R$ 50 bilhões.

Carlos Duprat, diretor-executivo do Sinditelebrasil, destaca que o uso do telemarketing abusivo resultou na intensa competição que existe no setor de telefonia brasileiro, um dos mais disputados do mundo.

Para ele, os resultados do primeiro dia são satisfatórios e farão com que o número de reclamações sobre empresas de telefonia diminua.

Com informações da Folha de São Paulo

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