Anatel apresentou os dados e anunciou que, até o fim do ano, pretende evoluir a plataforma para uma solução completa contra o telemarketing abusivo.
Por determinação da Anatel, foi lançado na última terça-feira, 17, a plataforma do “Não me Perturbe”, cadastro oficial para os consumidores bloquearem chamadas abusivas de telemarketing.
O site foi desenvolvido pelas operadoras Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, SKY, Telefônica/Vivo e TIM, em parceria com a ABR Telecom. Na ocasião, todas precisavam de um sistema único para coletar as informações e fazer o tão sonhado bloqueio para os consumidores.
Em reunião realizada na tarde desta terça-feira, na sede da Anatel, os dados foram apresentados e a agência divulgou que, até às 17h, foram 620 mil cadastros no site.
Além dos representantes da agência, estavam executivos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
VIU ISSO?
– Liberado site oficial para bloquear ligações de telemarketing
– Vivo e NET lideram ranking com chamadas abusivas de telemarketing
– Anatel disponibiliza análise sobre as resoluções
Emmanoel Campelo, presidente substituto da Anatel, comemorou os resultados e enalteceu o fato de que a plataforma se manteve no ar, mesmo com a realização de mais de meio milhão de cadastros.
Para ele, isso mostra o “rigor técnico com que esse trabalho foi desenvolvido”. O conselheiro destacou que a iniciativa é um ponto de partida para uma maior proteção ao consumidor do setor de telecomunicações.
“O uso excessivo do telemarketing é um fenômeno mundial, não se trata de um problema apenas do Brasil”, afirmou.
Já os representantes do MCTIC destacaram que a criação do site destaca a maturidade do setor de telecomunicações, que não depende mais dos reguladores para agir.
Elisa Leonel, superintende de Relações com Consumidores da Anatel, enfatizou que o setor de telecomunicações responde por 32% das chamadas de telemarketing.
“As ligações podem vir de qualquer lugar do mundo, o que configura um grande desafio. Até setembro, no entanto, pretendemos evoluir o ‘não me perturbe’ e entregar uma solução completa, que sirva de exemplo também para outros setores”, contou.
Para se cadastrar no portal “Não me Perturbe”, basta criar um login e cadastrar o número da linha telefônica na plataforma. Apenas o titular poderá fazer o bloqueio. O prazo dado é de até 30 dias, para que a pessoa pare de receber chamadas de telemarketing.
Durante esse período, as ligações ainda podem acontecer. No portal, há ainda um campo para o consumidor informar se o bloqueio foi ou não concretizado.
845 mil linhas telefônicas foram cadastradas
Segundo os dados do Sinditelebrasil, o registrou foi de 845 mil linhas telefônicas cadastradas. Assim que realizado o login na plataforma, o usuário pode registrar mais de um número no site.
Em média, foram 13 mil acessos simultâneos, com pico acima de 40 mil, só na parte da manhã na última terça-feira.
As empresas que desrespeitaram a lista poderão sofrer multas de até R$ 50 bilhões.
Carlos Duprat, diretor-executivo do Sinditelebrasil, destaca que o uso do telemarketing abusivo resultou na intensa competição que existe no setor de telefonia brasileiro, um dos mais disputados do mundo.
Para ele, os resultados do primeiro dia são satisfatórios e farão com que o número de reclamações sobre empresas de telefonia diminua.
Com informações da Folha de São Paulo