Vivo, Claro, NET, SKY e Oi foram analisadas. Ofertas são semelhantes, mas algumas podem ser mais vantajosas em relação ao custo-benefício.
A TV por assinatura vive dias incertos. No último balanço da Anatel, todas as grandes empresas brasileiras sofreram reduções significativas no número de assinantes. A SKY registrou a maior queda, com 70 mil reduções no mês de maio.
Em seguida veio a Claro, com 51,27 mil, Vivo, que registrou 19,31 mil e por fim, a Oi, o saldo negativo da empresa foi 1,49 mil assinantes. O número geral de clientes ainda é grande, mas se a diminuição é contínua, fica difícil fazer qualquer projeção futura.
Principalmente se levarmos em conta os recentes embates das companhias com as leis brasileiras. A polêmica da AT&T com a Anatel, já que a empresa não pretende vender a SKY, mas ser obrigada por ter adquirido os estúdios Warner nos Estados Unidos. No Brasil, a lei da TV paga impede que uma operadora de TV seja dona de estúdio ou produtora de conteúdo.
Para fomentar o debate, verificamos o site oficial das principais operadoras para entender melhor o pacote de cada um. Se quiser comparar as ofertas atuais dos pacotes de TV a cabo, você pode usar o comparador do Melhor Escolha. Segue a análise:
VIVO TV
No site da operadora, há quatro pacotes em oferta. O primeiro composto por 41 canais e 31 em HD por R$ 34,90. O segundo custa R$ 99,90 e aumenta a oferta para 61 emissoras com 44 em alta definição.
Os dois seguintes oferecem uma programação mais completa. Por mais R$ 10,00, os assinantes do segundo plano listado podem ter direito ao Ultimate HD, com 88 canais e 58 em HD. O custo é de R$ 109,90
O último e mais equipado é o Full HD, com 102 emissoras disponíveis, 72 em alta definição, além de HBO, Telecine e Esporte inclusos. O valor é de R$ 184,90.
A operadora oferece ainda o aplicativo Vivo Play, para que os assinantes possam assistir conteúdos digitais.
OI TV
No site da Oi, três pacotes são listados. O primeiro tem um custo de R$ 279,90 e oferece 186 canais, com 64 em HD. No seguinte, o valor cai para R$ 229,90 e o número de emissoras cai para 164, com 57 em alta definição. O último e mais barato é o Start HD, com 126 canais e 27 em HD.
Entretanto, os valores acima incluem o serviço do Oi Play, internet de 200 megas e fixo ilimitado. Os dois primeiros citados oferecem um ponto adicional.
Individualmente, os valores são respectivamente de: R$ 104,90, R$ 84,90 e R$ 64,90, com o adicional da aquisição de equipamento. Canais como Telecine, HBO e outros não estão inclusos nos pacotes.
Claro TV
Com a Claro, os planos listados são: Light Digital (100 canais), Light HD (130 canais), Mix Digital (139 canais) e Mix HD (206 canais). A empresa exibe uma lista com todas as emissoras inclusas nos pacotes.
Os valores, respectivamente, são: R$ 79,90, R$ 89,90 e R$ 119,90 para os dois últimos, com possibilidade de variação entre regiões.
Todos os pacotes incluem o serviço de NOW, aplicativo de vídeo sob demanda da NET, mas nenhum deles inclui canais como HBO e Telecine, adquiridos a parte.
NET
A NET mantém o padrão de listar três pacotes no site. O mais simples custa R$ 69,99 e oferece 10 canais em HD. Se o cliente quiser uma opção com 64 emissoras em alta definição, poderá optar por um pacote no valor de R$ 99,90 por mês. Já o principal da marca, que oferece conteúdo em 4K, pode ser adquirido por R$ 139,99 mensais e disponibiliza 93 canais em HD.
Todos os pacotes incluem o NOW e os valores são para clitens que optarem pelo combo.
Individualmente, os valores são, respectivamente: R$ 79,99, R$ 109,99 E R$ 149,99.
SKY
A SKY tem uma maior variedade de pacotes. Nos mais simples, o cliente pode optar pelo Smart SD ou HD com 133 canais. A primeira opção custa R$ 69,90 e a segunda R$ 79,90. Há também o Smart II, que oferece dois equipamentos HD por R$ 109,90.
No plano Master, a versão sem HD custa R$ 84,90 com 169 canais e dois equipamentos. Já o plano em HD, com 175 emissoras custa R$ 109,90. Com um segundo aparelho digital custa R$139,90.
VIU ISSO?
– AT&T está disposta a fechar canais no Brasil para não perder SKY
– TV Paga está sentenciada à morte, diz Anatel
– Oi TV decide quais canais entram no lugar do Esporte Interativo
Os planos Advanced oferecem opções mais completas, indicadas para uma família inteira. A primeira opção custa R$ 124,90 com 192 canais. Com dois equipamentos o valor sobe para R$ 159,90 e o cliente ganha recursos de gravação e pausa.
As opções seguintes são o Plus TOP e Full TOP. A primeira custa R$ 322,90 com dois equipamentos e 209 canais. Na outra opção, são 210 canais e três aparelhos por R$ 357,90. Canais Telecine, HBO e Premiere estão inclusos nas duas alternativas.
Por último e não menos importante, há o Media Center HD. Pacote que oferece quatro equipamentos em HD, canais HBO, Telecine, Premiere, além de 210 emissoras. O valor é de R$ 357,90. A opção poderá ser flexível, de acordo com o desejo do assinante por mais ou menos canais a lá carte.
Qual é a mais barata?
A considerar que muitas vendem ofertas com base nos combos, o cliente deve considerar se o custo benefício ao juntar internet, telefone e televisão em uma mesma conta compensa. Para isso, a Oi pode ter a oferta mais interessante. O combo com o maior pacote de TV da operadora, que inclui HBO e Telecine, sai por R$ 269,90. Menor que o valor do plano principal da SKY, que só oferece a TV por assinatura.
A vantagem da concorrente citada é a oferta dos pontos adicionais, que pode ser cobrada a parte com a Oi e aumentar o valor. Nesse caso, depende da negociação do cliente com a operadora.
A NET oferece a opção de montar o próprio combo, mas os valores ainda são altos se comparados com a concorrência.
Individualmente, os preços são semelhantes. A vantagem é a oferta de HBO, Telecine e Premiere que algumas incluem, além dos pontos adicionais. A Vivo tem uma boa oferta, mas as concorrentes possuem valores próximos, basta o consumidor colocar HBO e Telecine no pacote e verificar se o valor se aproxima ou ultrapassa.
Entretanto, NET e SKY podem ter vantagens. A primeira por oferecer conteúdo 4K e a segunda por fazer pacotes com equipamentos extras inclusos. A melhor dica é que o consumidor estude as propostas que melhor se encaixem aos seus hábitos.