Com 293 operadoras no mundo, sendo 20 em situação comercial, testes alcançam valores altos de velocidade na rede 5G.
Este mês a marca de 293 operadoras com rede 5G em 98 países foi atingida, incluindo testes e lançamentos comerciais, segundo a GSA (Global Mobile Suppliers Association / Associação Global de Fornecedores Móveis).
A GSA declara que os ganhos de velocidade com a tecnologia 5G são inegáveis. Na média, os picos em redes LTE-Advanced têm sido de 399 Mbps – a entidade analisou os dados de 259 redes.
Resultados dos testes
Também a latência (tempo de resposta) das redes 5G em testes aparentam melhora em relação ao LTE. A maioria dos testes e demonstrações tiveram latências entre 1 e 2 ms, inclusive em campo.
A maioria das redes atingiu entre 1 Gbps e 5 Gbps para download. Mas valores acima de 50 Gbps até 100 Gbps também foram registrados.
Comercialmente Ativas
Quando se fala das redes 5G em operação o número é mais modesto, com 35 operadoras em 20 países.
A GSA informa que no mundo já existem 90 dispositivos, sendo 21 comercializados, totalmente compatíveis com as novas redes 5G.
VIU ISSO?
– Descomplicando a Tecnologia: evento da Vivo para maiores de 60 anos
– Workshop gratuito da Vivo em Recife tratará de tecnologia e finanças
– Vivo inaugura loja no Rio com conceito inovador e coworking
No Brasil
Por aqui empresas como a Vivo estão com cerca de mil cidades cobertas pela tecnologia 4.5G e três vezes mais esse número em municípios atendidos pelo 4G. A empresa acredita que ainda tem muito espaço para investir antes da chegada do 5G.
As outras operadoras estão fazendo testes com o 5G e se preparando para o leilão que deve vir em 2020. Por aqui tudo indica que as coisas só devem esquentar mesmo depois de 2020.