Basta adicionar o número da Aura na agenda telefônica e iniciar uma conversa no WhatsApp para ser atendido; fizemos um teste.
A Aura, assistente virtual da Vivo, já iniciou o atendimento aos clientes da operadora através do WhatsApp. Para consultar o plano, consumo de internet, pedir segunda via de conta ou falar sobre outro assunto, o usuário precisa adicionar o número de telefone 11 99915-1515 na agenda do celular e iniciar uma conversa.
É preciso que a linha cadastrada no WhatsApp seja da Vivo. Assim, a assistente virtual vai conecta-la ao sistema da companhia telefônica para poder passar as informações solicitadas. Antes de conectar o WhatsApp ao sistema da Vivo, o usuário precisa aceitar os termos e condições de uso da Aura.
Nós testamos alguns comandos, como “qual o meu plano?”, “consultar área de cobertura”, “consultar se um número é da Vivo” e “estou com problemas técnicos”. Por se tratar de um atendimento robótico, a maioria das respostas da Aura são padronizadas e levam para o site da operadora, pedem para que o consumidor acesse o aplicativo Meu Vivo ou solicitam que o cliente ligue para o atendimento por telefone (1058).
VIU ISSO?
– Palmeirenses se unem e ameaçam cancelar serviços da Vivo por causa da Aura
– Vivo lança novo filme para divulgar sua inteligência artificial
– Vivo integrará plataforma Aura ao Google Assistente
A Aura continua atendendo normalmente pelo aplicativo Meu Vivo, inclusive com reconhecimento de voz. O serviço foi lançado em fevereiro de 2018 e desde então tem recebido investimento por parte da espanhola Telefónica, controladora da Vivo no Brasil. No final do ano passado, a empresa criou um Centro de Treinamento de Bots para aperfeiçoar a Aura.
A Vivo também mantém um atendimento por mensagem SMS. Basta enviar qualquer palavra para o número 1058. A operadora vai responder com uma série de opções. Se escolher a opção 9 (Fale Conosco), o atendimento é feito por um humano, mas pode demorar mais do que o ideal. Em nossos testes, solicitamos a interação de um atendente às 20h40 e só fomos retornados pela atendente Vitória às 21h51.
EXTRA
Veja abaixo alguns trechos da nossa simulação de conversa com a Aura, assistente virtual da Vivo, pelo WhatsApp:
Minha Operadora: Qual o meu plano?
Vivo: Você tem contratado o plano: NOVO VIVO EASY
Também posso te ajudar com:
1 – Ver Meus Serviços
2 – Consumo de dados
3 – Verifique seu saldo
Minha Operadora: Consumo de dados
Vivo: Atualmente, você não possui internet disponível
Minha Operadora: Saldo e bônus
Vivo: Para consultar o extrato detalhado do seu Vivo Pré, acesse o Meu Vivo e clique em Consumo, depois Extrato.
Meu Vivo
http://vivo.tl/login-meuvivo
Se quiser consultar o consumo completo do Vivo Controle ou Pós, acesse o Meu Vivo pelo computador, clique em Consumo, na sequência Consumo de Voz ou Mensagens. Lá, você também pode consultar a 2ª via detalhada e ver o histórico de ligações.
Agora, se quiser saber só o seu consumo de internet, é só me perguntar por aqui mesmo.
Minha Operadora: Quais as novas promoções da Vivo?
Vivo: Você pode conhecer e contratar promoções pelo Meu Vivo. Depois que fizer o login, clique em Promoção, em seguida Conheça outras promoções.
Meu Vivo
http://vivo.tl/login-meuvivo.
Se preferir, ligue *9003.
Minha Operadora: Cobertura Vivo
Vivo: Se quiser saber onde o sinal 4G da Vivo está disponível, consulte a área de cobertura.
Área de cobertura móvel:
http://vivo.tl/cobertura
A velocidade de conexão do 4G é 5Mbps para download e 500Kbps para upload.
Saber sobre o 4G+:
http://vivo.tl/4Gmais
Para saber sobre a área de cobertura Vivo Fixo, Internet e TV, acesse:
Cobertura Vivo Fixo:
http://vivo.tl/assine
Minha Operadora: Estou com problemas técnicos
Vivo: Se você está com dificuldade para usar um serviço fixo, acesse o app Meu Vivo Fixo, clique em Suporte, em seguida Iniciar suporte técnico. Se a opção não estiver disponível, ligue 103 15.
Meu Vivo Fixo
http://vivo.tl/downloadappfixo
Se precisa de ajuda com o Vivo Móvel, tente ativar e desativar o “modo avião”. Se não funcionar, desligue o aparelho, retire o chip, limpe ambos os lados com um pano seco e insira novamente, garantindo que esteja bem encaixado. Caso o aparelho seja de 2 chips, o chip da Vivo precisa estar na entrada 1.
Se estiver com dificuldade para fazer ou receber chamadas, ligue 1058 de qualquer telefone.
Minha Operadora: Consultar se um número é da Vivo
Vivo: Você pode consultar se um número é da Vivo acessando o link abaixo:
Consultar número:
http://www.vivo.tl/numero-vivo
Dica: este link é melhor visualizado pelo computador
Minha Operadora: Linhas em meu CPF
Vivo: Você pode cadastrar todas as linhas móveis vinculadas ao seu CPF no Meu Vivo. Basta clicar em Configurações, no canto inferior direito da tela, depois no seu Nome e em Adicionar número ou conta.
Meu Vivo:
http://vivo.tl/login-meuvivo
Minha Operadora: O que é o programa celular legal?
Vivo: Fico feliz em saber disso!
Se tiver alguma dúvida sobre a Vivo, pode me perguntar.
Minha Operadora: Quem é você?
Vivo: Olá, estou aqui para te ajudar no seu relacionamento com a Vivo. Você pode me fazer perguntas como Segunda via de conta, Consultar meu consumo ou Consultar meu plano.
Em que posso te ajudar?
Minha Operadora: Falar com um atendente
Vivo: Posso te enviar a 2ª via da sua conta móvel, informar o seu saldo e consumo de internet por aqui.
Para outras informações, acesse o Meu Vivo. Se preferir, ligue *8486 ou 1058 de qualquer telefone.
Meu Vivo
http://vivo.tl/login-meuvivo.
Sobre serviços fixos, acesse o app Meu Vivo Fixo. Ou ligue 103 15. Vivo TV, ligue 106 15.
Meu Vivo Fixo
http://vivo.tl/downloadappfixo
Você também pode enviar SMS para 1058 com a palavra VIVO.
Para assuntos de cobrança, ligue 0800 774 1515.
Minha Operadora: Ok, obrigado pela ajuda.
Vivo: Se tiver outras dúvidas sobre a Vivo, pode me perguntar quando quiser. Até logo!
Minha Operadora: Tchau
Vivo: Até logo! Foi um prazer poder te ajudar. Quando precisar, pode me chamar por aqui ou nos aplicativos:
Meu Vivo Móvel:
http://vivo.tl/downloadappmeuvivomovel
Meu Vivo Fixo:
http://vivo.tl/downloadappfixo
Meu Vivo Empresas: