Polêmica da interferência do 5G no sinal da TV aberta deve atrasar o leilão, que foi agendado para março de 2020.
As discussões sobre a interferência do 5G seguem acaloradas no setor de telecomunicações. Segundo análises, a conectividade de quinta geração pode afetar consideravelmente o sinal da TV aberta por satélite.
Para movimentar ainda mais, a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) contestou diretamente os dados divulgados pela Anatel e o IBGE, que afirma existir 6,5 milhões de domicílios dependentes do sinal de TV aberta por satélite.
Os números, levantados nos anos de 2017 e 2018, são utilizados como referência nos debates sobre o 5G e farão mudanças significativas na pauta que vai direcionar o leilão agendado para 2020.
Luiz Carlos Abrahão, diretor de Tecnologia da Abert, opina que o IBGE não tinha o objetivo de averiguar essa estimativa. Na visão dele, o PNAD (pesquisa que apurou os números) era uma prospecção em relação à recepção da TV digital terrestre, não uma iniciativa para descobrir as residências que só têm antenas parabólicas para receber sinais abertos.
VIU ISSO?
– Espectro do 4G deve esgotar até 2023, alerta Nokia
– Leilão do 5G não ocorrerá em março de 2020
– 5G pode ser o atestado de óbito da TV por assinatura; Entenda
O executivo explica que o propósito do levantamento era entender se o entrevistado possuía ou não uma TV com conversor. Se a resposta fosse positiva, o cidadão seria classificado como alguém apto a receber a TV digital terrestre.
Entretanto, em muitos casos, o participante não tinha e só podia acessar a TV aberta via parabólica. Abrahão afirma que 22,1 milhões de domicílios com antenas parabólicas podem ser afetados pelo uso da faixa de 3,5 GHz pelo 5G.
O IBGE e a Anatel reforçaram suas posições e seguem em discordância das informações apontadas pela Abert. Em nota, a assessoria do IBGE comunicou:
“9,6% dos domicílios recebiam sinal de TV exclusivamente por antena parabólica em 2017. Esse percentual equivale a 6,5 milhões de domicílios”, conclui.
Com informações do Convergência Digital