Número demonstra o hype em torno do 5G e a velocidade com que a tecnologia está se espalhando pelo mundo.
De acordo com relatório da Global Mobile Suppliers Association (GSA), já existem no mundo 100 dispositivos compatíveis com a conectividade 5G, excluindo variantes regionais e protótipos que não devem ser comercializados. Este é um marco importante para o ecossistema de dispositivos 5G.
Em junho de 2019, o estudo da GSA apresentava 90 dispositivos 5G. O crescimento é uma resposta às operadoras em várias partes do mundo que já estão lançando seus primeiros serviços comerciais de 5G.
Na pesquisa foram identificados 26 smartphones — nove dos quais já estão disponíveis comercialmente —, 8 hotspots e 26 dispositivos CPE. A lista contém, ainda, 28 módulos, 2 dongles, 2 roteadores, 2 roteadores IoT, 2 drones, 1 laptop, 1 switch, 1 terminal USB e 1 robô.
No entanto, dos 100 dispositivos 5G que foram lançados, apenas alguns deles estão atualmente no mercado. Esses dispositivos foram desenvolvidos por 41 fornecedores, incluindo suas submarcas.
VIU ISSO?
–> Qualcomm e Samsung terão modems 5G mais eficientes do que Huawei
–> Venda de smartphones tem queda contínua; 5G pode ser a salvação
–> Até 2025, 5G estará em 60% do planeta
Também foram anunciados chipsets 5G dentro de dispositivos de quatro fornecedores: Huawei, Mediatek, Qualcomm e Samsung. No entanto, nem todos estão disponíveis no mercado e os detalhes da especificação ainda não foram revelados.
O número pode parecer pequeno diante da iminente adoção em escala global da tecnologia, mas com a promessa do uso de soluções IoT com conectividade 5G, em breve haverá milhares de dispositivos diferentes para inúmeros usos e aplicações.
Segundo a GSA, 296 operadoras em 100 países já demonstraram, testaram ou lançaram (com disponibilidade limitada) serviços de 5G.