Plataforma lançada em julho tem o objetivo de bloquear ligações indesejadas de serviços de telecomunicações.
Após pouco mais de um mês no ar, o site Não me perturbe já reuniu o cadastro de 1,7 milhão de usuários, bloqueando 1,9 milhão de números de telefone. Por determinação da Anatel e iniciativa das operadoras, o canal permite que os consumidores cadastrem suas linhas para não receber chamadas de telemarketing dos serviços de telefonia, de internet e de TV paga.
O balanço é do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) até o dia 18 de agosto.
A lista do Não me perturbe vale para todo o país e não substitui os cadastros administrados pelos Procons de alguns estados.
Para fazer o bloqueio, é necessário que o usuário realize um rápido cadastro no site da plataforma. Serão solicitadas informações como número de telefone, login, senha, CPF e e-mail. Só é possível cadastrar números com a mesma titularidade do CPF.
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O consumidor poderá até mesmo escolher qual operadora pretende evitar: Algar, Claro/Net/Embratel, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. A suspensão das chamadas ocorrerá em até 30 dias, contados a partir da data do cadastro.
No ar desde 16 de julho, o site Não me Perturbe alerta que não possui aplicativos, não envia e-mails com arquivos executáveis ou solicita dados pessoais ou bancários.
De acordo com a Anatel, entre janeiro de 2016 e junho de 2019, foram registradas 86.493 reclamações referentes a ligações indesejadas.
Com informações do G1