Modelos não foram encontrados no sistema da Agência e estão passíveis de multa ou suspensão da homologação da marca.
Tudo indica que a situação é delicada para a fabricante de smartphones Meizu em terras brasileiras. A marca vende celulares sem a homologação na Anatel, exigida pelo Governo. Em pesquisa no sistema da agência, diversos modelos não foram encontrados, isso pode gerar multa ou suspensão e cancelamento da homologação já adquirida para a marca.
Em pronunciamento, a distribuidora Vi, representante da Meizu no Brasil, diz que a companhia já possui produtos registrados no Brasil, mas que alguns ainda estão no processo, já em tramitação.
Na lista da Anatel, a maioria dos aparelhos foram registrados em 2017, poucos são os modelos atuais, de acordo com a fonte desta matéria.
VIU
ISSO?
– Compre
lasanhas Sadia e ganhe créditos para o celular
– Nokia
prepara smartphone 5G com preço acessível para 2020
– Smartphone
da Motorola lançado há dois anos terá 5G
Os laboratórios que prestam esse tipo de serviço à Anatel testam segurança elétrica, transmissão de dados e outras funcionalidades importantes para garantir que produto tenha um bom desempenho em solo brasileiro.
Sem passar por esse processo, os equipamentos jamais poderiam chegar às lojas. Da marca, os modelos Meizu 5 Note e Meizu M5C possuem o selo regulador, mas ele expira nos próximos meses.
Em nota enviada à imprensa, a Anatel recomendou que todos os consumidores confiram se o aparelho possui, estampado na caixa, a logomarca da agência.
“O código numérico é composto de HHHHH-AA-FFFFF, onde: ‘HHHHH:’ identifica a homologação do produto por meio de numeração sequencial com 5 caracteres; ‘AA’: identifica o ano da emissão da homologação com 2 caracteres numéricos; e ‘FFFFF:’ identifica o fabricante do produto com 5 caracteres numéricos”, orientou.
Denúncias podem ser realizadas para a Superintendência de Fiscalização, em um dos canais de comunicação do site oficial da agência.
Com informações do TechTudo