Operadora ativou a frequência de 700MHz, gerando mais estabilidade do sinal no município do interior paulista.
A operadora TIM realizou a ativação de redes na frequência de 700MHz em Bragança Paulista, cidade distante 90 km da capital. A faixa foi herdada pelas operadoras de telefonia após o desligamento do sinal de televisão analógica.
Para os usuários, o sinal terá melhor acesso, capacidade e estabilidade, já que a baixa frequência permite o uso em ambientes urbanos, tomados por equipamentos que operam em ondas de radiofrequência, além de proporcionar cobertura indoor (ambientes fechados).
A ativação não muda os preços dos planos oferecidos pela empresa aos consumidores. Já para a operadora, a faixa permite maior alcance, mas com investimentos menores do que as antenas 4G de 2.600 MHz. Além disso, a frequência facilita a implementação do 4,5G.
“Nossos consumidores percebem a melhoria imediata, já que a frequência mais baixa, permite um alcance de cobertura até quatro vezes maior, se comparado ao da utilizada até então, proporcionando melhor navegação em ambientes como shoppings e restaurantes”, afirma Célio Lana, gerente de rede da TIM São Paulo.
Os smartphones nacionais — ou vendidos em caráter oficial no mercado brasileiro — tem suporte ao 4G de 700 MHz há alguns anos. Muitas vezes, o consumidor utiliza a faixa sem perceber.
VIU ISSO?
–> 4G da TIM ganha nova expansão; VoLTE chegará em 3.200 cidades
–> Mais de 30% das ERBs da TIM estão irregulares em São Paulo
–> TIM terá nova antena em distrito do Paraná
Porém, alguns aparelhos, como os novos iPhones XR, iPhone XS e iPhone XS Max, por exemplo, vendidos nos Estados Unidos, não oferecem suporte às redes brasileiras de 4G por 700 MHz. Por isso, é fundamental comprar aparelhos vendidos oficialmente no mercado brasileiro, que oferecem suporte total ao 4G em uso no país.
Apesar da tecnologia 5G estar batendo à porta do Brasil, as operadoras continuam a investir em infraestrutura 4G e VoLTE. Até o momento, 50 municípios operam nesta faixa, pela TIM. A meta da companhia é chegar a 4 mil cidades até 2020 em todo o país, alcançando assim 96% da população urbana.
O estado de São Paulo também é 100% coberto pela tecnologia VoLTE da operadora, o que permite chamadas em alta definição.