Conexão Wi-Fi gratuita foi disponibilizada para todos os participantes pela Oi. Outras operadoras brasileiras investiram na cobertura 4G.
Com a polêmica sobre a participação do cantor Drake e shows históricos de artistas e bandas como Foo Fighters, Bon Jovi e Jessie J, o Rock in Rio encerrou seu primeiro fim de semana. A redação do Minha Operadora esteve presente no sábado e aproveitou para relatar a experiência de uso com a conectividade móvel da Cidade do Rock.
O festival contou com uma ampla cobertura da Oi, principal fornecedora de infraestrutura de telecomunicações para o evento. A operadora disponibilizou um Wi-Fi gratuito para os fãs de música.
Ao todo, foram instaladas cerca de 550 antenas pela tele carioca para garantir velocidade, estabilidade e uma boa conexão para o Rock in Rio.
As operadoras também não ficaram para trás. De acordo com o Jornal O Globo, Vivo, TIM e Claro fizeram a instalação de 30 antenas na região para atender a demanda pela conexão 4G.
No sábado, a conexão Wi-Fi da Oi foi a primeira utilizada. O resultado é uma internet de alta velocidade em grande parte do evento. Próximo ao placo New Dance Order, a velocidade chegou a ficar entre 30 e 50 Mbps por volta das 15h.
Nas filas de entrada já era possível ter acesso ao Wi-Fi do local, com boa navegação e cadastro rápido. Até mesmo na parte da recuperação de senha.
VIU
ISSO?
– Rock
in Rio terá ampla cobertura das operadoras e Wi-Fi gratuito
– Rock
in Rio revela atrações da Oi GamePlay Arena
– Comercial
da SKY leva vilões históricos do cinema ao Rock in Rio
Em circulação pela Cidade do Rock, a internet gratuita também não deixa a desejar. A conexão é estável em diversos pontos.
Foi possível fazer transferência de arquivos em alta qualidade e enviar fotos, vídeos e áudio pelo WhatsApp.
Entretanto, a instabilidade surgiu durante os shows principais no Palco Mundo. Na frente, perto das grades, o Wi-Fi sofreu instabilidades e muitos tiveram que recorrer ao 4G.
Na conectividade de quarta geração, testamos a estabilidade das operadoras TIM e Vivo. O resultado também foi satisfatório. Ambas atingem altas velocidades em grande parte do evento.
Mas pequenos “engasgos” foram sentidos em determinados e localidades, com rápido retorno da velocidade de conexão.
No geral, há um saldo final positivo. As operadoras ainda podem encontrar problemas de congestionamento e interferências, mas entregam bons resultados para o usuário que demanda por uma conectividade para compartilhar momentos de felicidade e música com os amigos na web.
Nas redes sociais, usuários compartilharam opiniões sobre o Wi-Fi do evento. A maioria foi positiva: