Presente no país desde 2013, conectividade de quarta geração já é uma realidade nacional.
De acordo com o novo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (TeleBrasil), o 4G saltou nos primeiros sete meses de 2019. A conexão móvel de quarta geração alcançou 160 novos municípios e acumula 4.589 localidades. Ou seja, já é possível afirmar que a tecnologia atende a 96,2% da população brasileira.
É importante destacar a mudança significativa que a conexão sofreu nos últimos meses. A frequência de transmissão, por exemplo, começou a ser utilizada na faixa de 700 MHz. Isso trouxe melhorias, altas velocidades e uma maior disponibilidade.
A mudança ocorreu graças a uma autorização da Anatel e também ao desligamento do sinal analógico de TV, que funcionava na faixa.
O número de chips 4G vendidos nos cinco primeiros meses do ano também é surpreendente. Foram 12,3 milhões de ativações feitas pelos brasileiros nesse período. Número que se une e completa o montante de 142 milhões celulares 4G.
VIU
ISSO?
– TIM
tem a melhor cobertura 4G e Claro se destaca na velocidade
– TIM
e Vivo anunciam compartilhamento de redes 2G e 4G
– 4G
da TIM ganha nova expansão; VoLTE chegará em 3.200 cidades
É importante destacar também a chegada do LTE 4G, também chamado de 4G+ ou 4.5G. Com ele, há um aumento considerável da transmissão de dados e velocidades que podem chegar até 100 Mbps, a depender da região e cobertura da operadora.
A quarta geração da conexão móvel já é utilizada até mesmo para suprir a demanda de regiões que não possuem a infraestrutura de cabo ou fibra ótica para banda larga fixa. Nesse caso, um modem 4G é disponibilizado e ele possui até uma saída para conexão de um aparelho com telefonia fixa.
“Residências em áreas rurais, negócios móveis como food truck e pequenas empresas podem ter Wi-Fi com um simples chip de celular”, diz Douglas Sendeski, presidente da empresa Aquário.
Com informações do Terra