13/04/2025

5G deve chegar no campo apenas em 2028

Nova conexão móvel promete impactar e aumentar a produtividade no campo. Entenda melhor a previsão.

Ilustração Fazenda
Imagem: Pixabay

O Brasil pode ser um dos grandes responsáveis por um projeto pioneiro na expansão da conectividade de quinta geração para o campo. Entretanto, a tecnologia ainda pode demorar para estar amplamente disponível aos moradores dessas regiões, já que a previsão é para 2028.

Trata-se padrão 5G Long Range, que possibilitará o alcance da tecnologia no campo em um raio de 50 km. A velocidade prometida é de até 50 Mbps. Um trabalho feito em parceria com operadoras e fabricantes.

As informações são do professor Luciano Leonel Mendes, coordenador da pesquisa sobre o tema no Centro de Referência em Radiocomunicação da Inatel.

Ele explica que só o 5G só chega no campo antes de 2025 se houver uma demanda muito grande. A perspectiva mais realista é que a tecnologia só atinja essas localidades em 2028. O projeto é comandado pela Instituição e conta com 36 pesquisadores.

VIU ISSO?
Operadoras brasileiras devem seguir caminhos diferentes com o 5G
Leilão do 5G pode ser adiado para 2021
TIM vai apostar em banda larga fixa via 5G

O receptor funciona como um celular, mas o próximo passo é fazer com que a tecnologia possa ser implantada dentro de um smartphone. É um dispositivo que promete estabilidade, alto alcance e velocidade.

Para o primeiro teste, a conexão foi levada até uma escola com 80 alunos, em Santa Rita do Sapucaí. Crianças tiveram acesso à internet pela primeira vez e conseguiram criar uma pequena horta com o auxílio da Internet das Coisas.

Luciano destaca também que o nível de interesse pela tecnologia é surpreendente. Até mesmo os mercados desenvolvidos já manifestaram. A Finlândia é um exemplo, já que o Norte do país tem as mesmas características dos rincões do Brasil.

O custo por ERB é estimado entre US$ 7 e US$ 10 mil. Há uma ideia central de redução de custo para facilitar a vida do produtor local.

A previsão é de que o 5G transforme o agronegócio como um todo. Até mesmo tratores autônomos são cogitados para aumentar a produtividade no campo.

Luciano Leonel Mendes concedeu uma entrevista para o Tele.síntese, fonte desta matéria.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

A AT&T bem que poderia comprar a Nextel e iniciar a sua expansão no Brasil.

Unknown

Se a Vivo comprar vai ficar tudo uma porcaria.

Rodrigo

Mais isso não poderia, se a Telefônica comprou a Vivo e a GVT, isso não poderia ocorrer uma terceira vez certo? Mais esqueci que o governo só quer a granada dos impostos, piada.

Luiz Carlos Vieira

Se isso acontecer como fica nos que já somos clientes da Nextel alguém me tira essa dúvida saberia me dizer se perderíamos nossos planos de o nome Nextel deixaria de existir como fica nos alguém sabe explicar quando acontece isso numa emprrse tão grande assim