Lista do “Não me Perturbe” chegará ao setor financeiro para acabar com a dor de cabeça dos aposentados.
Sucesso de adesão logo quando foi lançada, não vai demorar muito para que a iniciativa do “Não me Perturbe” englobe outros serviços. A novidade é que o sistema vai contemplar o setor financeiro e promete acabar com as abusivas chamadas telefônicas que oferecem crédito com desconto em folha.
Ao todo, 23 bancos responsáveis pela oferta de consignado já assumiram o compromisso de aderir ao sistema de autorregulação. A previsão de lançamento é até o dia dois de janeiro de 2020.
O funcionamento será semelhante ao da já conhecida lista que bloqueia chamadas com ofertas de telefonia fixa e móvel, TV por assinatura e banda larga. Basta o consumidor acessar, fazer o seu cadastro e aguardar pela realização do impedimento.
Bancos e correspondentes também terão 30 dias para incluir o número telefônico de aposentados e clientes entre os consumidores que não querem ser incomodados com ofertas de empréstimo. A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Em caso de descumprimento da lista por parte das instituições, as multas serão de valores entre R$ 45 mil e R$ 1 milhão. Entretanto, será necessário realizar uma denúncia no site consumidor.gov.br.
VIU
ISSO?
– Vivo
e NET/Claro são as empresas mais reclamadas dos últimos meses
– Não
Me Perturbe já tem quase 2 milhões de números cadastrados
– Claro
net tv anuncia novo canal na grade
Na lista de empresas que já se comprometeram, estão: Agibank, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Inter, Itaú, Santander, Votorantim e outras. Os 23 bancos aderentes correspondem a 98% do volume de crédito em todo o Brasil.
O sistema será funcional também para regulação de práticas. Uma delas será desestimular a oferta excessiva. Para isso, correspondentes não serão mais remunerados pelos refinanciamentos da portabilidade de créditos.
A análise do vendedor será feita pelo número de reclamações registradas, assim como as ações judiciais oriundas da atuação do mesmo.
O sistema do “Não me Perturbe” está disponível para bloqueio de ligações com telemarketing das operadoras de telefonia, TV e internet desde julho. É possível deixar de receber chamadas das empresas Algar, Claro net, Oi, Nextel, Sercomtel, SKY, TIM e Vivo.
Para isso, basta realizar um cadastro no portal: naomeperturbe.com.br
Apenas no mês de julho, a iniciativa contra ligações abusivas das empresas de telecomunicações registrou 1,5 milhão de inscritos.
Com informações do jornal O Dia