Órgão anunciou há duas semanas que rescindirá o contrato com a Oi, responsável pelas constantes quedas no sistema do Detran.
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) informou por meio de seu site que desde a manhã desta terça-feira, 3, o seu sistema tem apresentado lentidão e oscilação. Assim como o problema ocorrido em agosto, o motivo é a falha no link de comunicação oferecido pela operadora Oi.
No comunicado, o diretor de tecnologia do Detran, Robson Alencar, informou que “os técnicos já foram acionados, mas ainda não há previsão para que o sistema estabilize”.
Em entrevista coletiva realizada em 21 de agosto, Luiz Rocha, diretor-presidente do Detran-MS, confirmou que suspenderá o contrato com a Oi, empresa contratada para prestar serviços de telefonia e transmissão de dados por meio de um link de comunicação entre o órgão regional e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
As falhas ocorridas no mês de agosto foram o estopim para a mudança. Segundo o Detran, o serviço de CNH e de veículos ficou fora do ar em todo o Estado, afetando mais de 3 mil atendimentos.
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Na época, procurada pelo Minha Operadora, a Oi reconheceu que “ocorreram duas falhas pontuais em um link de dados do Detran/MS, nos dias 14 e 15 de agosto.”
O custo para substituir operadora será de R$ 2,7 mil e deve ocorrer até novembro.
“Quem vai fornecer essa nova linha será a Serpro [Serviço Federal de Processamento de Dados] e a recomendação de mudança veio da Serpro também”, afirmou Luiz.
O Detran-MS orienta aos usuários que antes de ir a uma agência, eles devem ligar para o setor de call center pelo número (67) 3368-0500.
[ATUALIZAÇÃO – 04/09/2019 – 17H54]
Procurada pelo Minha Operadora, a Oi se posicionou sobre o problema no link do Detran-MS:
“A Oi informa que houve uma falha pontual em um link de dados do Detran/MS, no dia 3 de setembro. As equipes técnicas foram prontamente acionadas e o link foi restabelecido no mesmo dia após a atuação em campo, dentro do prazo estabelecido. A companhia reforça a preocupação com a qualidade do seu atendimento e por isso avalia tecnicamente, com as partes envolvidas, a implantação de uma solução de contingência. Além disso, a Oi reitera que os seus serviços estão funcionando normalmente na data de hoje.“