Iniciativa faz parte do Código de Conduta para Telemarketing, estabelecido entre as principais teles do país.
![Ilustração Pixabay](https://www.minhaoperadora.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Operadoras-só-poderão-fazer-duas-ligações-de-telemarketing-por-dia.jpg)
Depois do “Não me Perturbe”, conforme prometido, as principais empresas de telecomunicações do Brasil se uniram para criar uma autorregulação no setor. Trata-se do Código de Conduta do Telemarketing, que traz uma série de novidades para consumidor.
O compromisso junto ao Poder Público foi assinado pelas operadoras Algar Telecom, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, SKY, TIM e Vivo. Aqui estão os princípios básicos que todas elas deverão seguir daqui em diante:
- Não ligar de forma insistente para consumidores
- Fazer ligações apenas em horário adequados.
- Receber e tratar todas as reclamações sobre ligações indesejadas
- Garantir que o consumidor possa aderir à Lei de Proteção dos Dados Pessoais
- Cooperar na melhoria das práticas de telemarketing nos outros setores
- Não ser insistente com ligações
- Respeitar o desejo do consumidor de não receber ligações
VIU ISSO?
– Não
Me Perturbe já tem quase 2 milhões de números cadastrados
– Ligações
que oferecem empréstimos poderão ser bloqueadas em breve
– Vivo
e NET/Claro são as empresas mais reclamadas dos últimos meses
Um anúncio relevante para os consumidores também é o limite de duas ligações de telemarketing por dia. Ou seja, quem não aderiu ao sistema do “Não me Perturbe” será menos incomodado com as indesejadas chamadas.
A medida entrará em vigor três meses após o lançamento do novo Código de Conduta do Telemarketing.
Nos dias úteis, ligações só podem ser realizadas entre 9h e 21h. Aos sábados, 10h às 16h. Chamadas aos domingos e feriados estão proibidas, exceto aquelas autorizadas pelo consumidor.
Com informações do Consumidor Moderno