Iniciativa faz parte do Código de Conduta para Telemarketing, estabelecido entre as principais teles do país.
Depois do “Não me Perturbe”, conforme prometido, as principais empresas de telecomunicações do Brasil se uniram para criar uma autorregulação no setor. Trata-se do Código de Conduta do Telemarketing, que traz uma série de novidades para consumidor.
O compromisso junto ao Poder Público foi assinado pelas operadoras Algar Telecom, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, SKY, TIM e Vivo. Aqui estão os princípios básicos que todas elas deverão seguir daqui em diante:
- Não ligar de forma insistente para consumidores
- Fazer ligações apenas em horário adequados.
- Receber e tratar todas as reclamações sobre ligações indesejadas
- Garantir que o consumidor possa aderir à Lei de Proteção dos Dados Pessoais
- Cooperar na melhoria das práticas de telemarketing nos outros setores
- Não ser insistente com ligações
- Respeitar o desejo do consumidor de não receber ligações
VIU ISSO?
– Não
Me Perturbe já tem quase 2 milhões de números cadastrados
– Ligações
que oferecem empréstimos poderão ser bloqueadas em breve
– Vivo
e NET/Claro são as empresas mais reclamadas dos últimos meses
Um anúncio relevante para os consumidores também é o limite de duas ligações de telemarketing por dia. Ou seja, quem não aderiu ao sistema do “Não me Perturbe” será menos incomodado com as indesejadas chamadas.
A medida entrará em vigor três meses após o lançamento do novo Código de Conduta do Telemarketing.
Nos dias úteis, ligações só podem ser realizadas entre 9h e 21h. Aos sábados, 10h às 16h. Chamadas aos domingos e feriados estão proibidas, exceto aquelas autorizadas pelo consumidor.
Com informações do Consumidor Moderno