Saiba mais sobre o Nordeste Conectado e o Amazônia Integrada, que serão apresentados nesta quarta-feira.
Nesta quarta-feira, 25, serão apresentados dois projetos que podem implantar uma nova infraestrutura de telecomunicações nas regiões Norte e Nordeste. São eles: “Amazônia Integrada” e “Nordeste Conectado”. A audiência pública será realizada pela Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT).
O primeiro mencionado destaca a instalação de uma nova rede de fibra ótica pelo leito do rio Amazônia para se juntar com a infraestrutura já existente.
Mecanismos de gestão e ordenamento territorial também poderão ser aprimorados, assim como o replanejamento das conexões via satélite nas regiões mais isoladas.
VIU
ISSO?
– Cerca
de metade da população mundial não tem acesso à internet
– Claro
aumenta investimentos em fibra ótica
– Ativação
de fibra ótica tem crescimento recorde em maio
O Nordeste Conectado, segundo destacado, é um suporte para as políticas públicas da educação, saúde e desenvolvimento da região. Nele, será feita uma interiorização da rede de educação e pesquisa, em parceria com os estados.
Há ainda a ideia de fixar e formar recursos humanos qualificados para apoiar a produtividade local e levar a fibra ótica até áreas urbanas.
Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) estarão presentes na audiência, que foi solicitada pelos senadores Chico Rodrigues (DEM-RR) e Carlos Viana (PSD-MG).
São propostas para beneficiar o meio ambiente, educação, saúde, executivo e a população ribeirinha. Um verdadeiro fomento para o desenvolvimento local e regional. Com informações do Senado Notícias