Aparelho será utilizado para localizar sinais de celulares em meio aos escombros de edifício em Fortaleza.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) enviou um equipamento para ajudar a localizar as vítimas do desabamento do Edifício Andréia, que ruiu na manhã desta terça-feira (15). As informações são do Diário do Nordeste.
O aparelho é um analisador de espectro com antena diretiva, normalmente utilizado em ações de fiscalização da agência. O dispositivo de alta sensibilidade permite detectar e analisar sinais eletromagnéticos em uma determinada faixa de frequência.
Como as pessoas estão habituadas a carregar seus celulares sempre junto com elas, é possível utilizar o aparelho para localizar o sinal emitido por algum smartphone em um prédio desmoronado de forma eficaz.
No entanto, para aumentar a sensibilidade, é fundamental a ajuda das empresas de telefonia da região para localizar as vítimas que necessitam de socorro.
VIU ISSO?
–> Anatel mantêm decisão que Oi não possui poder de mercado
–> Leilão de 5G poderá ocorrer no segundo semestre de 2020
–> Anatel suspende eleições para escolha de ‘Conselhos de Usuários’
“A gente precisa da colaboração das operadoras de telefonia, uma ação conjunta. A tentativa é que a gente consiga dar um suporte para que isso seja feito o mais rápido possível, de maneira eficaz”, disse Gilberto Studart, presidente regional da Anatel.
Entre os sobreviventes estava um estudante de arquitetura. Enquanto aguardava o resgate, o jovem que morava no primeiro andar utilizou o celular para falar com familiares e até mesmo enviar uma selfie para o grupo da família no WhatsApp para mostrar que estava bem.
Segundo os bombeiros, o desabamento provocou a morte de 2 pessoas. Até o momento da publicação desta matéria, nove pessoas foram resgatadas com vida e outras 9 seguem desaparecidas.