Ação foi divulgada no YouTube e nas redes sociais da operadora.
Lembra quando diziam que um dia seria possível ver shows de artistas já falecidos via holograma? Parecia uma realidade futurística de filme ou ilusão mesmo, mas o 5G veio para mostrar que já estamos no futuro e as possibilidades a partir de agora são infinitas.
No Brasil, todas as operadoras já fazem demonstrações da tecnologia para que todos os seus consumidores entendam o que ela representa. Agora, foi a vez da Claro preparar um grande show para mostrar o potencial da nova conexão móvel.
Tudo começou em uma transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal da marca, que possui mais de dois de milhões de inscritos. A chamada dizia: “A Claro está se preparando para o próximo novo. Vem conferir!”. Abaixo, uma contagem regressiva estava posicionada.
Quando começou, com falhas de som e áudios vazados da produção, o maestro Eder Paolozzi entrou direto do Allianz Parque, em São Paulo e chamou o apresentador da TV Globo e garoto propaganda da marca Tiago Leifert.
Do telão, Leifert anunciou o show especial em homenagem a banda Led Zeppelin e preparou os convidados para uma nova experiência, o 5G.
Momentos depois, o músico Lucas Lima surgiu no palco via holograma. O artista estava posicionado no prédio da Claro, mas fez parte do show no Allianz Parque com transmissão holográfica via 5G.
VIU
ISSO?
– Confira a primeira chamada holográfica via 5G
– Telefônica Vivo irá investir R$ 10 bi em 5G e banda larga até 2020
– Conheça o Laboratório 5G da TIM no Nordeste
No YouTube, foram poucos minutos de exibição. Já no Instagram, a transmissão ao vivo foi “pausada” pela operadora e os espectadores não perdoaram. Muitos citaram a concorrência, fizeram piadas e criticam a internet da Claro, conforme mostram as imagens abaixo:
Em agosto, a operadora multinacional Vodafone também realizou uma chamada holográfica via 5G em Portugal, transmitida em tempo real pela TVI.
Em terras brasileiras, as teles já se movimentam para testar e demonstrar a conexão 5G ao público.
A Oi levou a conectividade de quinta geração para dois grandes eventos nacionais: Game XP e Rock in Rio. A conexão foi liberada por meio de degustações, ativações e outros meios.
Já a TIM, recentemente, inaugurou o Laboratório 5G do Nordeste. Ambiente para testes, demonstrações e desenvolvimentos nas áreas de softwares e automação. A Vivo ainda trabalha com cautela na rede de quinta geração, mas anunciou o investimento de R$ 10 bilhões em 5G e banda larga até 2020.
Na semana passada, a América Móvil, dona da Claro, afirmou não ter pressa pela chegada da nova conexão móvel e que os investimentos continuarão no mesmo patamar atual, para melhorar as redes, aos poucos.
É a primeira grande ação da operadora para demonstrar o potencial do 5G.
Apesar de todo alvoroço em cima da tecnologia, o leilão 5G segue com data incerta. Previsto para março do ano que vem, o evento foi adiado para meados de 2020, com possibilidade de ficar para 2021.
Foi comprovado que a conexão pode interferir no sinal da TV via satélite e a Anatel precisa encontrar uma solução para o problema.